Diante da enxurrada de fake news lançada nas redes sociais, a coligação PT-PCdoB-Pros ingressou nesta quarta-feira (17) com pedido de investigação junto à Polícia Federal, contra a campanha de Jair Bolsonaro (PSL) e de seu vice, Hamilton Mourão. A solicitação requer investigação sobre indústria de mentiras e incitação à violência nas redes sociais por parte da sua campanha.

Reprodução site do Lula
 
A coligação O Povo Feliz de Novo solicita que a PF investigue a campanha de Jair Bolsonaro com relação a quatro eixos principais de irregularidades: a utilização deliberada de notícias sabidamente falsas (as fake news); a doação não declarada de verbas do exterior; propaganda eleitoral paga na internet e, por fim, a utilização indevida do WhatsApp.

O pedido aponta que o Tribunal Superior eleitoral (TSE) ordenou a retirada de mais de 100 links de fake news contra a coligação, somando mais de 146 mil compartilhamentos e 20 milhões de visualizações, o que revela o montante de notícias despejadas nas redes. 

Levantamento feito pela Agência Lupa, revela que as dez principais fake news elencadas são favoráveis a Jair Bolsonaro – sendo a maioria contrária à candidatura de Fernando Haddad. O mesmo se constatou no levantamento feito pelo site Boatos.org. 

Na petição, a coligação solicita que a Polícia Federal investigue a possibilidade de que a campanha de Jair Bolsonaro esteja atuando em conjunto com estrangeiros sem transparência e sem prestação de contas, o que configuraria uma doação de fonte vedada.

Para a equipe de campanha de Haddad, há fortes indícios – inclusive com postagens em redes sociais do filho de Bolsonaro – da participação de Steve Bannon, responsável pela estratégia de redes de Donald Trump, na campanha de Bolsonaro.

Outra questão que necessita de investigação é a possível utilização de uma rede coordenada, mediante contratação, de páginas e perfis de redes sociais voltados exclusivamente para promover a candidatura noticiada e prejudicar a imagem da coligação noticiante.

Por fim, a petição solicita que Bolsonaro seja investigado por utilização indevida do WhatsApp, inclusive para propagar fake news e incitar a violência. Há fortes indícios de que uma estrutura de desinformação vem sendo utilizada pela campanha de Bolsonaro ou por pessoas a ela ligadas para criar e propagar fake news. 

Com informações do site do Lula