IDH do país se encontra no patamar tido como elevado, contudo não há muito a celebrar

Não é surpresa constatar que a crise econômica brasileira nos últimos anos também se reflete em indicadores de bem-estar social. A mais recente evidência está no Índice de Desenvolvimento Humano apurado para o ano 2017.

Na escala de 0 a 1, o IDH do país ficou em 0,759, cifra que se encontra no patamar tido como elevado —abaixo de muito elevado e acima de médio e baixo.

Não há muito a celebrar, contudo. A cifra ficou estagnada em relação a 2016; o Brasil se manteve numa modesta 79ª colocação entre 189 países e territórios, e apenas na 5ª da América do Sul. 

O índice considera expectativa de vida no país de 75,7 anos, 15,4 anos esperados de escolaridade para novos entrantes, média de estudo de 7,8 anos (para população acima de 25 anos) e renda per capita de US$ 13.755.

No grupo superior do IDH, com índice de 0,8 ou mais, estão 59 países, com liderança de Noruega, Suíça, Irlanda, Austrália e Alemanha. No grupo de baixo desenvolvimento (abaixo de 0,55), há 39 nações, e as cinco piores são africanas —Burundi, Chade, Sudão do Sul, Republica Centro Africana e Níger. 

Mais recentemente, o relatório passou a calcular o IDH ajustado conforme a desigualdade social. Aqui também o Brasil aparece mal, com perda de 24% no índice (de 0,759 para 0,578).

Em que pesem tais mazelas e a estagnação de 2017, a evolução do país é visível quando se considera o longo prazo. Desde 1990 o IDH avançou 24,3%, ou 0,8% ao ano, em média. Isso se traduz em dez anos a mais na expectativa de vida e quatro em anos de estudo, além de alta de 28,6% da renda per capita.

Esse desempenho ficou ligeiramente acima da média global para o período, de 22%. O progresso é mais notável, felizmente, nos países menos desenvolvidos, com elevação de 46,6%.

Como se vê, as condições de vida no planeta tendem à melhora vegetativa, que pode ser acelerada por boas políticas públicas. Mesmo assim, retrocessos ocorrem durante crises econômicas, guerras e mudanças climáticas. Grandes disparidades ainda persistem.

No caso brasileiro, urge retomar o crescimento da renda, sem o qual será quase impossível ajustar as contas do governo e expandir programas sociais. Na educação, além de buscar mais anos de escolaridade, há que investir na qualidade do aprendizado.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Folha de S.Paulo, 18 de setembro de 2018.