Ibope registra primeira pesquisa eleitoral do ano no Paraná
(Foto: Narley Resende)
                   

A primeira pesquisa eleitoral do ano para medir intenções de voto em pré-candidatos ao governo do Paraná foi registrada nesta semana no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado pode ser divulgado a partir de segunda-feira (9). O levantamento realizado pelo Ibope foi contratado pela Rádio CBN Cascavel a um custo de R$ 94,7 mil.

O questionário da pesquisa apresenta os nomes de Cida Borghetti (PP), Dr. Rosinha (PT), Osmar Dias (PDT) e Ratinho Junior (PSD). Os nomes do senador Roberto Requião (PMDB) e do ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi (Rede), também pré-candidatos, ficaram de fora da sondagem.

Desde terça-feira (3), os eleitores entrevistados são questionados sobre a intenção de voto de forma espontânea e estimulada, em primeiro e segundo turno. O questionário também inclui perguntas sobre as áreas do Paraná que enfrentam mais problemas, como segurança, saúde, educação, habitação, meio ambiente, impostos, estradas e outras. (Veja a o questionário na íntegra)

                 

Pesquisa sem registro

Todas as pesquisas eleitorais realizadas a partir de 1º de janeiro de 2018 sobre o pleito de outubro devem ser registradas, de acordo com resolução do TSE. 

No ano passado, a última pesquisa sem registro divulgada no Estado, 10 meses antes das eleições, foi realizada entre os dias 9 e 16 de dezembro pela Radar Inteligência.

Foram entrevistadas 1.199 pessoas em 45 cidades do Estado. Nessa pesquisa, Ratinho Junior aparece na preferência dos eleitores paranaenses para assumir o Palácio Iguaçu. O instituto fez simulações com e sem o senador Roberto Requião (PMDB), que terá o mandato encerrado neste ano.

Com Requião, Ratinho Junior aparecia em primeiro com 35,6% das intenções de voto, seguido por Osmar Dias, com 23,3% e Requião, com 15,4%. Em quarto lugar aparecia Cida Borghetti, com 3,3% e depois o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), que desistiu de concorrer neste ano, com 2,5%.

Na sondagem sem Requião, Ratinho seguia na frente, porém com distância menor para Osmar. Ratinho ficaria com 38,9%, e Osmar com 31,3%. A distância cai de 12,3% para 7,6%. Os que não sabem ou não opinaram também saltam de 16,9% para 23%. Em um possível 2º turno enfrentando Osmar Dias, Ratinho teria 44,6% contra 36,5% – 18,9% não sabem ou não opinaram. A margem de erro das pesquisas é de 2,9%, para mais ou para menos.

                         

Fonte: Bem Paraná, 06 de abril de 2018