Quando não for possível adotar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente de trabalho,tais como proteção contra acidentes ou contra doenças profissionais, o empregado deve utilizar os chamados equipamentos de proteção individual e coletiva. De acordo com norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, as empresas devem fornecer esses equipamentos de forma gratuita e fiscalizar o uso correto. Esse é o assunto da reportagem especial do programa Jornada dessa semana, que vai mostrar que o empregado também precisa fazer a parte dele quando o assunto é segurança no trabalho.

Em Porto Alegre (RS), uma parceria inovadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região com a fundação Projeto Pescar oferece a oportunidade de um futuro melhor a jovens de famílias de baixa renda. No quadro “Tá Explicado”, tudo sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, de implantação obrigatória nas empresas. E o quadro Trabalha Brasil vai mostrar a rotina de uma parteira.

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentação às terças-feiras, às 7h, quartas-feiras, às 19h30, quintas-feiras, às 7h e sábados e domingos, às 6h. Todas as edições também podem ser assistidas pelo canal do TST no YouTube.

Confira a íntegra da edição desta semana:

                   

Fonte: TST, 07 de março de 2018