O estoque de empregos formais nas cinco principais cidades da RML (Região Metropolitana de Londrina) apresentou salto negativo em dezembro, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho. Os municípios de Cambé, Arapongas, Ibiporã, Londrina e Rolândia fecharam juntos 2.356 postos de trabalho no último mês do ano. 

"Foi uma surpresa negativa, pois esperava-se uma recuperação. De qualquer forma percebe-se uma sazonalidade em dezembro ao longo de todos os anos", explicou o economista Marcos Rambalducci, responsável pelo boletim mensal da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que analisa a evolução do emprego na RML. 

De acordo com o professor e colunista da FOLHA, a sazonalidade de dezembro está associada ao setor de serviços, principalmente aos desligamentos no segmento de educação. "As universidades e faculdades dão férias coletivas e aproveitam esse período para rescindir os contratos de professores. A mesma coisa ocorre na indústria", disse Rambalducci. 

O setor de serviços fechou 1.078 vagas no mês passado. As férias coletivas das escolas e empresas também influenciam na movimentação dos restaurantes, que precisam dispensar funcionários da cozinha e atendimento em função do movimento baixo. 


Arte Folha

                       

ACUMULADO DO ANO 

Arapongas, Ibiporã e Rolândia somaram saldo positivo no acumulado do ano, enquanto Cambé e Londrina ficaram com saldo negativo. Em 2017, Rolândia abriu 829 vagas novas de trabalho, seguida de Arapongas com 601 vagas e Ibiporã, com 298. Cambé e Londrina fecharam de janeiro a dezembro 236 postos de trabalho e 1.970 vagas, respectivamente. 

Nas cinco cidades da RML, os setores que apresentaram saldos positivos na geração de emprego com carteira assinada no acumulado do ano, foram a indústria com 611 vagas, o comércio com 511 vagas e a agropecuária com saldo positivo de outras 197 vagas. 

                      

Fonte: Folha de Londrina, 30 de janeiro de 2018