Genebra foi palco da 31ª Reunião do Conselho Mundial da ICM (Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira), um evento importante que reuniu líderes sindicais de todo o mundo para discutir questões relevantes para o setor. A reunião ocorreu nesta quarta-feira 31, com uma programação intensa e uma agenda abrangente.

WhatsApp Image 2023-05-31 at 18.03.23.jpeg

Os participantes se concentraram em analisar e deliberar sobre diversos assuntos pertinentes ao setor da construção e da madeira.

Representando o Brasil, Denilson Pestana da Costa - Presidente Regional para a América Latina e o Caribe, participou de forma remota e destacou seu papel como representante da região e suas realizações no setor sindical da construção e da madeira. Ele ressaltou sua longa experiência como dirigente sindical no Brasil e seu envolvimento em negociações de convenções coletivas em benefício dos trabalhadores da construção civil e do mobiliário no estado do Paraná. Denílson também mencionou seu papel como Secretário de Relações Internacionais da Nova Central Sindical de Trabalhadores e enfatizou a importância da representação sindical na América Latina e no Caribe.

Além disso, o discurso abordou os desafios enfrentados pela região, incluindo a crise política em alguns países, como Peru, Brasil e Equador, e a necessidade de buscar soluções pacíficas e fortalecer a estabilidade política e os direitos dos trabalhadores. Pestana mencionou a importância da ação global contra a criminalização sindical, destacando os recentes eventos no Peru e a necessidade de protestar contra o uso desproporcional da força policial.

WhatsApp Image 2023-05-31 at 18.03.45.jpeg

O discurso também destacou as próximas atividades da ICM na região, incluindo a 5ª Conferência Regional em Bogotá, na Colômbia, onde serão discutidos e aprovados um novo plano de ação regional, bem como eleições para o novo Comitê Regional, Comitês de Mulheres e de Jovens. O documento "Integração Regional e Unidade Sindical Latino-americana" foi mencionado como uma resolução política importante que visa enfrentar as crises na região e promover o desenvolvimento sustentável, o trabalho decente e a proteção dos direitos dos trabalhadores.

Por fim, Denilson mencionou a oportunidade representada pela eleição do presidente Lula no Brasil e a intenção de retomar as propostas dos trabalhadores da construção e da madeira para garantir sua implementação. Ele convidou os presentes a se juntarem à missão em Brasília, onde se encontrarão com o presidente Lula, ministros e parlamentares para discutir a defesa da Floresta Amazônica, o reinício das obras de habitação popular e infraestrutura, e outras iniciativas importantes.

O discurso de Denilson Pestana refletiu seu compromisso em representar os interesses dos trabalhadores da construção e da madeira na região da América Latina e do Caribe, bem como sua determinação em buscar melhorias nas condições de trabalho e nos direitos dos trabalhadores por meio da ação sindical e da cooperação internacional.

WhatsApp Image 2023-05-31 at 18.04.12.jpeg

Elaboração: NCST/PR