PERFIL JURÍDICO

O jurista e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior lançará o livro "Bolsonárias" (editora GZ) na próxima quinta-feira (30), na Livraria da Vila do Shopping Pamplona, em São Paulo, às 18h.

Legenda

A obra é composta por 46 artigos que foram publicados pelo jurista no jornal O Estado de S. Paulo. Nos textos, Júnior analisa o "processo de erosão do Estado democrático de direito colocado em marcha com a ascensão de Jair Bolsonaro à presidência da República".

A partir de seu conhecimento sobre o Direito e grande intimidade com o funcionamento das instituições constitucionais, o advogado denuncia os ataques do presidente à democracia brasileira e defende que o risco de um "retorno à ditadura pelo voto" já se fazia presente desde antes da eleição de 2018.

"A apologia à tortura, ao torturador e à ditadura; a hostilidade ao pluralismo, à democracia e aos direitos humanos deixavam claro que a opção por Bolsonaro convulsionaria a ordem constitucional inaugurada em 1988, pois portador da mesma identidade 'nacional populista' que Viktor Orban, na Hungria, Salvini e Beppo Grillo, na Itália, ou Trump, nos Estados Unidos", diz a descrição do livro.

Lançamento do livro "Bolsonárias":

Data: 30/6 (quinta-feira)

Horário: 18h

Local: Livraria da Vila, Shopping Pamplona

Endereço: R. Pamplona, 1704 — Jardim Paulista — São Paulo (SP)

CONJUR: https://www.conjur.com.br/2022-jun-27/livro-analisa-erosao-democracia-governo-bolsonaro