Por Marta Watanabe, Valor — São Paulo

Com a alta surpreendente de 2,4% no volume de serviços em novembro de 2021 contra o mês anterior, na série com ajuste sazonal, a Ativa Investimentos revisou sua projeção de PIB para o ano passado de 4,4% para 4,6%. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esta manhã.

Pela pesquisa, houve alta nos serviços de 10% em novembro, na comparação interanual. O resultado, diz Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa, surpreendeu. A corretora esperava alta de 5,7% nessa comparação.

Sanchez destaca o avanço de 20,4% também nessa comparação interanual nos “outros serviços prestados às famílias”. A surpresa nesse indicador e no índice geral, diz, enseja a revisão altista do PIB. Para o quarto trimestre do ano a corretora passou a esperar alta de 0,1% no PIB em relação aos três meses anteriores.

A recuperação de “outros serviços prestados às famílias", explica Étore, tem relevância no PIB. Ele lembra, porém, que a circulação de pessoas é fator importante para a retomada dessas atividades e, por isso, ainda se espera para dezembro um desempenho marginalmente positivo para esses serviços.

Para 2022, porém, o que se estima é que a nova onda de contaminações de covid-19 pela variante ômicron deva ter impacto nessa reação em função de novas medidas restritivas à circulação de pessoas que já começam a ser anunciadas.