Por G1

Após uma abertura em queda, o dólar fechou em alta nesta terça-feira (27), em meio a preocupações ainda persistentes sobre a segunda onda de Covid na Europa e um calendário corporativo cheio.

O mercado também aguarda a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sobre a taxa de juros, prevista para ser definida na quarta.

A moeda norte-americana fechou em alta de 1,26%, vendida a R$ 5,6857. Veja mais cotaçõesNa parcial do mês, acumula alta de 1,20%. No ano, tem valorização de 41,80%.

Cenários

Por aqui, a reunião de decisão de juros do Copom – que acontece nesta terça e quarta-feiras, com expectativa de manutenção da taxa Selic na mínima histórica de 2% – tende a concentrar o foco dos investidores locais durante o início da semana.

O dia também é recheado de dados corporativos. Mais cedo, o Santander Brasil divulgou lucro de R$ 3,8 bilhões no terceiro trimestre - uma alta de 88,2% em relação aos três meses anteriores. Após o encerramento do pregão, estão previstas as divulgações dos balanços da Telefonica, Raia Drogasil, Cielo, Smiles e Localiza.

Nos Estados Unidos o dia aponta para uma recuperação dos mercados, conforme os investidores avaliavam uma série de resultados corporativos ao mesmo tempo em que se preparam para volatilidade antes da eleição presidencial.

Já na Europa, seguem as preocupações sobre as consequências econômicas das restrições devido ao coronavírus no continente. A chanceler alemã, Angela Merkel, está planejando um "lockdown leve" na maior economia da Europa que iria se concentrar principalmente no fechamento de bares e restaurantes para limitar uma segunda onda de infecções, de acordo com o jornal Bild.

Variação do dólar em 2020 — Foto: G1

Variação do dólar em 2020 — Foto: G1

G1

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/10/27/dolar.ghtml