A manchete acima foi publicada pelo jornal chinês Global Times, em uma matéria de análise sobre o primeiro debate presidencial estadunidense em 2020. Para os analistas chineses, o debate evidenciou que “a China é o alvo das elites tanto de republicanos quanto de democratas”. Leia abaixo a íntegra do texto, com tradução livre.

O primeiro debate presidencial dos EUA entre o presidente Donald Trump e o candidato democrata Joe Biden, que terminou na quarta-feira (30), apenas mostrou ao mundo um EUA dividido e caótico que não é mais uma superpotência atraente em termos de política e soft power. O embaraçoso debate, cheio de interrupções e ataques pessoais inúteis, refletem em grande parte o declínio do poder nacional dos EUA, disseram analistas chineses.

As palavras-chave sobre o debate, mostradas na maioria dos principais meios de comunicação dos Estados Unidos e de outros países, bem como nos comentários das redes sociais,  incluem: constrangimento, desgraça, terrível, confusão e caos.

Isso provou o quão desapontado o público dos EUA e as pessoas ao redor do mundo se sentiram depois de assistir ao debate, já que elas não puderam tirar nada de valioso sobre as políticas e ideias de governança, mas viram muito barulho e brigas, disseram observadores, e muitos internautas chineses também comentaram nas redes sociais que o debate é mais como um “talk show de baixa qualidade“.

“Depois de assistir ao pior debate que já vi, sinto muito pelo povo americano”, disse um usuário chinês da web, e outro comentou no guancha.cn, um site de notícias chinês, “Alguém aí ainda está elogiando o ‘charme’ do sistema político dos EUA?”.

Zhang Tengjun, especialista em política dos EUA do Instituto de Estudos Internacionais da China, disse ao Global Times que o debate é ainda mais caótico do que aqueles de 2016, que foram repletos de ataques pessoais e interrupções que impediram o público de fazer uma análise, já que faltou uma discussão aprofundada de políticas concretas.

Zhang disse que esse caos é um símbolo da política dos EUA e uma representação do agudo confronto que existe dentro da sociedade americana.

“Lamentavelmente, o debate é um sinal de que tais confrontos e divergências podem não ser superados, não importa quem tome as rédeas”, disse Zhang.

Especialistas chineses disseram que, no passado, o debate presidencial dos EUA era um evento muito interessante e influente, com o qual os pesquisadores poderiam pelo menos aprender algumas ideias e conhecimentos valiosos sobre a política dos EUA, mas o da quarta-feira apenas mostrou que a política dos EUA está com problemas e a principal razão é que a hegemonia dos EUA e a imagem da democracia dos EUA estão entrando em um grande declínio nos últimos anos, especialmente durante a pandemia do COVID-19.

Uma pesquisa instantânea da CBS News mostra que 48% dos telespectadores acharam que Biden venceu e 41% acham que Trump venceu*. Outros 10% acharam que o debate era um empate. Mas 83% dos telespectadores disseram que o tom do debate foi negativo, e a reação mais comum ao debate foi o aborrecimento, de acordo com a pesquisa.

Lü Xiang, pesquisador de estudos dos EUA na Academia Chinesa de Ciências Sociais em Pequim, disse ao Global Times que Biden provou sua capacidade para aqueles que questionam sua habilidade no debate, então eleitores indecisos nos EUA podem ser mais favoráveis a ele em comparação com Trump, mas o impacto que o debate poderia trazer para o resultado da eleição é muito limitado.

“China” ou “chinês” foram mencionados cerca de 20 vezes em tópicos como COVID-19, déficit comercial e familiares de Biden e, embora a China não seja o tema principal, tornou-se o país mais mencionado no primeiro debate presidencial dos EUA.

Analistas chineses disseram que não é surpresa que Trump e Biden joguem a carta da China para se atacarem ocasionalmente, e isso mostrou que a China é o alvo das elites tanto de republicanos quanto de democratas.

“Trump tentou culpar a China pela pandemia de Covid-19 novamente e Biden acusou Trump de criar mais déficits comerciais com a China devido à guerra comercial, mas eles não tiveram nenhum debate aprofundado sobre a China. No debate seguinte, se eles pudessem tocar em alguns tópicos como diplomacia e relações exteriores, poderíamos aprender mais sobre suas ideias sobre a China”, disse Lü Xiang.

* Outra pesquisa, esta feita pela CNN com 568 telespectadores estadunidenses, diz que Biden venceu o debate com 60% dos votos, 28% apontaram Trump como vencedor e 12% opinam que houve equilíbrio (NE).

Fonte: Global Times