A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a cadeia produtiva do setor deram início nesta terça-feira (10/3), durante a Expo Revestir, em São Paulo, à discussão de como elevar a participação setorial no PIB Nacional.  O próximo encontro será na Feicom Batimat.

Até maio teremos uma pauta forte para sermos protagonistas do novo ciclo de desenvolvimento”, destaca o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.

O encontro reuniu representantes da cadeia produtiva da construção civil – responsável pelo emprego de mais de 11 milhões de pessoas e por 50% do investimento realizado no Brasil –, da Coalizão da Indústria e da Academia.

A iniciativa está inserida no projeto ‘Construção 2030’. O objetivo é definir uma pauta do setor a ser entregue ao governo federal no dia 13 de maio, durante o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), em Brasília.

Lançado há dois anos e baseada na metodologia de foresight – estudo de pensamento de futuro – o projeto está dentre os pilares estratégicos da CBIC.

Luís Gustavo, do Serviço Nacional da Indústria (Senai Nacional), apresentou um balanço das ações desenvolvidas até aqui e Karina Canedo, da Glimpse, conduziu a dinâmica baseada na elaboração de propostas sobre:

  • Capacitação
  • Tributação
  • Informação/dados do setor
  • Modelo de negócio

Foram discutidas as alterações no ambiente de negócios e as necessidades de mudanças na cadeia da construção para um salto no desenvolvimento e na cultura de inovação nos próximos 10 anos, além da apresentação de uma ferramenta de proposições políticas do Ministério da Economia, pelo representante do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Rogério Caiuby.

CBIC