Imprimir

Empreendedores: Mulheres ganham espaço como proprietárias


O perfil padrão de empreendedores mostra ainda que a idade mais comum é entre 25 e 44 anos, com olhar voltado muito mais ao mercado interno do que ao externo e masculino. Porém, as mulheres começaram a ganhar terreno e, se ainda são 40% entre os proprietários de empresas consolidadas nos balançoes entre 2002 e 2011, já chegam a 48,6% entre as que entraram no mercado em 2011.



A pedagoga Juliana Gomes de Souza, de 36 anos, deixou o emprego que tinha para abrir uma loja de produtos naturais, ao lado da irmã, Luana. Ela conta que sempre consumiu alimentos do tipo, mas percebeu que faltavam em Londrina itens diferentes, como artigos de limpeza orgânicos. ''Tive vontade de abrir uma empresa porque acreditava nos produtos que queria vender'', diz Juliana. 


Com 16 meses no ramo, a empresária conta que começou a ter clientes fixos e que busca se manter informada, com cursos e inovações que aparecem na imprensa. ''Um exemplo é que a mídia falou muito do óleo de coco no ano passado e o produto vendeu bem.'' 


Questões culturais 


André Basso, consultor do Sebrae, acredita que as mulheres começam a buscar mais espaço como empresárias porque ainda há defasagem salarial no mercado de trabalho do País, em relação a homens no mesmo cargo. ''Como elas começam a ter um nível de escolaridade maior e não contam com reconhecimento financeiro semelhante (ao masculino), isso gera descontentamento e as leva a empreender'', afirma. (F.G.)

 

Fonte: Folha de Londrina, 16 de agosto de 2012


Rua Doutor Faivre, 888 - Centro - Cep. 80060-140 | Curitiba - Paraná | Brasil
Fone: (41) 3264-4211 - Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br