Imprimir PDF

Riscos do diabetes e contratação de trabalhador por hora serão debatidos na CAS


A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza na quarta-feira (30), após a reunião deliberativa marcada para as 9h, duas audiências públicas, uma sobre a gravidade da situação do diabetes no país, e outra sobre a contratação de trabalhadores por hora.

A audiência sobre a gravidade da diabetes e as medidas que devem ser tomadas para minorar as consequências da doença no país foi solicitada pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Foram convidados representantes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), da Sociedade Brasileira de Nefrologia, da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular e da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes.


Contratação por hora

Após a audiência sobre o diabetes, a CAS debate o projeto de Ricardo Ferraço (PSDB-ES) que permite a contratação de trabalhadores por hora (PLS 218/2016).

O senador argumenta que a jornada flexível pode contribuir para a criação de novas oportunidades e vagas de emprego, especialmente em finais de semana ou em serviços temporários, como ocorre no Natal.

O relator, senador Armando Monteiro (PTB–PE), apresentou um substitutivo ao projeto. Ele argumenta, em seu voto favorável à matéria, que esse tipo de contrato já é utilizado em países da Europa e nos Estados Unidos.

A audiência foi requerida pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Foram convidados o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, além de representantes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Nova Central Sindical de Trabalhadores e da Confederação Nacional do Comércio e da da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Os cidadãos poderão participar das audiências com comentários ou perguntas pelos canais de interatividade do Senado.



Fonte: Agência Senado, 29 de novembro de 2016




FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br