Imprimir PDF

Indústria e trabalhadores preparam 'manifestação dos 100 mil'

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, disse nesta segunda-feira que está 'muito preocupado' com a situação da indústria nacional. A Fiesp, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Força Sindical e outros representantes de trabalhadores e da indústria se reuniram hoje à tarde com o prefeito paulistano, Gilberto Kassab (PSD) para programar uma manifestação contra a desindustrialização, no dia 4 de abril, que pretende reunir 100 mil pessoas.


'O melhor emprego é o da indústria manufatureira. É ela que gera tecnologia e promove desenvolvimento. Estamos, todos, preocupados com a perda de competitividade do país', disse Skaf.


O prefeito Gilberto Kassab afirmou que a prefeitura dará todo o suporte para que a manifestação, marcada para o pátio da Assembleia Legislativa, ocorra sem problemas. 'A prefeitura dará condições necessárias para que o movimento tenha visibilidade', disse Kassab. 'A perda de competitividade faz com que o Brasil dependa mais de outros países e isso gera redução de emprego. Essa é a razão de nosso apoio', afirmou o prefeito.


O deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), disse que os sindicatos estão sendo orientados a coordenar a liberação dos trabalhadores para que eles possam integrar o 'movimento dos 100 mil'. 'Queremos chamar a atenção da sociedade para que a nossa indústria crie empregos aqui e não na China', afirmou.


O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, terá amanhã uma audiência pública no Senado para discutir a Resolução 62. 'A guerra fiscal dos portos é só um dos pontos desse movimento. O dólar barato, que faz a nossa indústria exportar emprego, e o custo alto da energia são outros assuntos em discussão.'


Outras manifestações serão realizadas no país: no dia 26, em Porto Alegre, no dia 28, em Florianópolis, e no dia 13 de abril, em Manaus.


Fonte: G1, 20 de março de 2012

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br