O termo "millenial" foi cunhado pelo historiador e economista norte-americano Neil Howe nos anos 1990. Fazia menção à geração nascida a partir do início dos anos 80, que se tornou adolescente ou jovem adulta na virada do milênio. É uma outra forma de se referir à Geração Y.
MULTITAREFAS
Respondem a diversos estímulos ao mesmo tempo com mais facilidade que as gerações anteriores, o que permite que se dediquem a diversas tarefas simultâneas
INFLUÊNCIA
A liderança deve ser conquistada, e não imposta. Por isso, os executivos dessa nova geração se baseiam menos na hierarquia à moda tradicional e mais na reputação do gestor
RETORNO
Com seus funcionários, os "millenials" também são adeptos do feedback frequente, que vem mais associado a uma espécie de coaching
FLEXIBILIDADE
O chefe da geração Y não costuma observar os horários de entrada e saída dos funcionários. Não se importa em controlar atividades, mas em exigir foco nos resultados combinados
DIVERSÃO
A geração Y está menos atrelada a uma separação de trabalho e vida pessoal quando comparada às gerações anteriores. Sente-se mais à vontade para se divertir no trabalho
AUTORIDADE EM XEQUE
Criados com maior liberdade em casa, eles têm mais dificuldade de lidar com os chefes. Podem ficar descontentes com estruturas mais rígidas
QUESTIONAMENTOS
A criação familiar mais aberta, em geral, gerou adultos questionadores, que gostam de entender todos os lados de uma questão antes de dar início a uma tarefa
BEM-ESTAR
Eles podem responder a um e-mail de trabalho de casa, mas não querem passar 12 horas no escritório. Quando são líderes, preocupam-se com a qualidade de vida dos colaboradores
ANSIEDADE
O executivo "millenial" tem foco no curto prazo e, em geral, pode não querer se estabelecer em uma mesma empresa por mais de cinco anos
Karime Xavier/Folhapress | ||
Patrícia Ogochi, 37, diretora de marketing da Roche |
NO TRABALHO, NÃO VIVO SEM... dinamismo, inovação e motivação para aprender e crescer junto com um time que busca manter o alto nível de entrega, sem perder a alegria. É importante saber
que você é protagonista da sua carreira. O autoconhecimento permite que o profissional trabalhe em uma empresa que se conecta com ele
QUANDO A TECNOLOGIA AJUDA?
Quando minimiza distâncias, conectando as pessoas globalmente. Facilita a troca de informações, provê mais flexibilidade nos horários e agilidade nas tomadas de decisões. Na Roche, fazemos videoconferências constantemente, o que minimiza custos e permite trabalhar com pessoas de outras culturas diferentes com apenas alguns cliques
QUANDO A TECNOLOGIA ATRAPALHA?
Tudo o que é excesso pode atrapalhar
UM EXECUTIVO QUE ADMIRO: Bill Gates, que revolucionou o mercado de computadores e depois se associou a um propósito maior, com sua fundação, que tem beneficiado milhões de pessoas.
Fonte: Folha de S.Paulo, 20 de novembro de 2016.