Imprimir PDF

Temer diz que vai encaminhar reforma da Previdência ainda em 2016

 

  Beto Barata/Presidência  
O presidente Michel Temer em entrevista ao programa "Roda Viva"
O presidente Michel Temer em entrevista ao programa "Roda Viva"

DE SÃO PAULO

 

O presidente Michel Temer disse que a reforma da Previdência já está "formatada" e será enviada ao Congresso ainda neste ano.

Em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, ele afirmou que as discussões começarão após a aprovação da emenda do teto dos gastos públicos, que está em tramitação no Senado.

Temer disse no programa, exibido nesta segunda-feira (14), que a ideia é fazer uma reforma "para perdurar para sempre", que não precise ser reavaliada periodicamente.

O presidente, porém, afirmou que, antes, vai ouvir centrais sindicais e fazer um "esclarecimento público por meio da televisão". "É difícil apoiar, mas pelo menos você vai asfaltando o terreno."

Ele também disse que a reforma vai propor regras equivalentes para o setor privado, público e a classe política. "Não há razão para essa diferenciação", declarou.

Disse ainda ver como vantagens de seu governo o "apoio sólido" no Congresso e a rapidez com que tem conseguido aprovar matérias.

Afirmou ainda que admite os movimentos estudantis que protestam contra as medidas como a reforma do ensino médio, mas "lamenta" por eles. "No meu tempo de estudante, você examinava, discutia, chamava pessoas para dialogar e às vezes protestava fisicamente. Vejo que há muito protesto físico, não argumentativo, intelectual."

LAVA JATO

O peemedebista foi questionado ainda sobre menções a seu nome em depoimentos da Operação Lava Jato e negou ter cometido qualquer irregularidade.

Disse que recebeu o empreiteiro Marcelo Odebrecht no Palácio do Jaburu porque o empresário queria contribuir com campanhas do PMDB e que as doações, que somaram R$ 10 milhões, foram feitas ao diretório nacional do partido e declaradas à Justiça Eleitoral.

Sobre a ação relacionada à cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral, disse que as contas de um candidato e de seu vice são separadas. "Evidentemente, vocês conhecem a obediência que eu tenho às instituições, se um dia o TSE lá pra frente disser, 'olha, o Temer tem que sair...'"

Também afirmou que investigações e delações não devem decretar a "morte civil" de uma pessoa pública. Ao falar do caso do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que deixou o Ministério do Planejamento e agora se tornou líder de governo, afirmou que ele está com "direitos políticos preservados" e tem uma capacidade "extraordinária".

Temer afirmou que uma eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato seria ruim para o governo porque traria "instabilidade" para o país.

O presidente também desconversou ao ser questionado se será candidato em 2018 e afirmou que já descartou a hipótese "várias vezes".

Ele disse apoiar a instituição do parlamentarismo no Brasil e defendeu que o Congresso faça uma reforma nessa direção que seria submetida a consulta popular.

Temer evitou comentar se apoiará a reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para não "se meter no Parlamento".

"Eu não me intrometo desde que não haja um candidato que fale 'Fora, Temer'."

O presidente também afirmou que tem "legitimidade constitucional". "A chamada legitimidade popular é uma coisa política", declarou.

No fim do programa, Temer contou que conheceu a primeira-dama, Marcela, na campanha de 2002.

"Fui a um restaurante do tio dela, meu cabo eleitoral. Ela estava lá. Fiquei entusiasmado. Quando fui eleito deputado federal, ela mandou cumprimentos a mim. Mas foi pro escritório do [assessor Gaudencio] Torquato e ele me repassou. Cheguei em casa, apanhei o telefone e liguei para a casa dela. Marquei no sábado de visitá-la. Cheguei lá estava a mãe. Demos uma volta, e depois de sete meses estávamos casados."

Temer reiterou que não decidiu ainda quando se mudará para o Palácio do Alvorada –local da entrevista, gravada na última sexta (11). 

Fonte: Folha de S.Paulo, 15 de novembro de 2016.

 

 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br