Imprimir PDF

ABDIB: investimentos necessários em infraestrutura seriam de 5% do PIB

Os  investimentos em infraestrutura neste ano deverão se igualar ao seu pior nível desde 2009, concluiu a Associação Brasileira da Indústria de Base (Abdib) em levantamento feito junto a empresas do setor. Em 2015 já ocorreu queda e o total de investimentos na infraestrutura para 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) ou cerca de R$ 130 bilhões.


Segundo a entidade, a retomada dos investimentos neste segmento na dimensão que a economia precisa implicaria aportes da ordem de R$ 300 bilhões, equivalente a 5% do PIB ao ano. “E isso depende da utilização de todas as fontes de financiamento disponíveis, o que inclui necessariamente recursos externos e o mercado de capitais interno, além das já tradicionais fontes oficiais”, afirmam os técnicos da Abdib.


Ainda de acordo com eles, taxas de juros e de câmbio influenciam diretamente na oferta e nas condições de financiamento de longo prazo para os investimentos em infraestrutura. “O atual patamar da taxa Selic – em 14% ao ano – inibe a captação de recursos no mercado de capitais na medida em que as taxas de retorno dos projetos são insuficientes para remuneração dos juros. Da mesma forma, a volatilidade excessiva da taxa de câmbio adiciona um grau de incerteza sobre os passivos das empresas e sobre o retorno dos investidores”, dizem.


Para a associação, além da utilização de todas as fontes de financiamento disponíveis, é preciso adotar a modalidade de financiamento ‘project finance’ sem garantias corporativas, que oneram o balanço das empresas.


Adicionalmente, os fundos de private equity, importantes investidores institucionais que devem ganhar relevância na viabilização dos próximos projetos de concessão no Brasil, têm restrições nos regulamentos para concederem garantias corporativas.



Fonte: Tribuna do Paraná / Estadão Conteúdo, 8 de novembro de 2016.

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br