Imprimir PDF

Inflação de serviços como cabeleireiro e aluguel estão no foco do BC

 

  Eduardo Knapp/Folhapress  
Sao Paulo, SP, BRASIL, 29-01-2015 16h05:CRISE DA AGUA. Cabelereiro Joao Boccaletto usa borrifador de agua na garota Raquel Araujo seguido de shampoo especial para economizar agua no salao Duda Molinos, em Higienopolis. O processo elimina o primeiro enxague de agua (Foto Eduardo Knapp/Folhapress.COTIDIANO)
Em salão de Higienópolis, o cabeleireiro João Boccaletto atende uma cliente

MARIANA CARNEIRO
DE SÃO PAULO

 

 

Todos os olhos do mercado financeiro se voltaram, desde a última quarta-feira (19), para o comportamento de preços como cabeleireiro, aluguel residencial, condomínio e refeições fora de casa.

São itens que, segundo levantamento do Banco Central, sofrem mais influência do nível de atividade (no caso, da recessão) e representam dois terços dos serviços monitorados no cálculo da inflação.

Na última quarta (19), ao anunciar o primeiro corte de juros em quatro anos, para 14% ao ano, os diretores do BC indicaram preocupação com a resistência de queda dos preços desses serviços.

Apesar da profunda recessão, eles pararam de cair mais recentemente, dificultando a baixa da inflação, hoje em 8,48% ao ano.

O alerta colocou em dúvida o futuro da taxa de juros entre investidores e analistas –que tentam antecipar as decisões do BC para lucrar.

É consenso no mercado a opinião de que o BC continuará a reduzir os juros na próxima reunião, em novembro. Mas agora muitos preveem que o corte pode ser mais branda do que era esperado.

Isso provocou movimentação no mercado nos últimos dois dias, com os investidores calibrando suas apostas. A redução de 0,5 ponto percentual na taxa em novembro perdeu fôlego e ganhou força a aposta de corte de 0,25 ponto.

O BC mostrou-se mais conservador do que se esperava, dizem analistas.

 Por força da recessão, a massa de rendimentos caiu 3% em agosto de 2016, ante o mesmo mês de 2015. A inflação dos serviços suscetíveis à recessão recuou de 9,7% em outubro de 2015 para 6,9% em setembro deste ano.

Em setembro, porém, em vez de seguir em queda, eles subiram 0,4 ponto percentual. Na prévia deste mês, divulgada nesta sexta (21), houve nova oscilação para cima.

Luis Otávio Leal, do banco ABC Brasil, afirma, porém, que a tendência é de desaceleração e vê corte de 0,50 na taxa. Marcelo Kfoury, do Citibank, concorda, mas diz acreditar que o BC será mais brando no corte de juros.

"Esse não é o único oponente [ao corte mais agressivo], pesa também a percepção do BC de que a desaceleração da atividade em agosto foi temporária e que há uma melhora lenta da economia."

A aparente intolerância do BC à inflação levou Kfoury a rever para baixo, pela segunda vez, também a previsão de inflação de 2017, para 4,8%.

Elson Telles, do Itaú Unibanco, diz que os serviços no foco do BC são muito influenciados pela inflação passada (mais alta), como é o caso dos contratos de aluguel. "Eles se movem mais lentamente, mas estão moderando e ajudarão a baixar a inflação pelos próximos três a quatro anos." 

Fonte: Folha de S.Paulo, 23 de outubro de 2016.

 

 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br