Imprimir PDF

Cepal prevê retração de 0,9% no PIB dos países latino-americanos

 


Cepal prevê retração de 0,9% no PIB dos países latino-americanos em 2016


Segundo a Cepal, para sustentar o maior crescimento esperado em 2017, é necessário dinamizar o investimento e aumentar a produtividade para manter um caminho de crescimento sustentado. Nesse contexto, o investimento em infraestrutura e inovação tecnológica deve ter papel primordial.

Além disso, para proteger os avanços sociais conquistados nos últimos anos, o órgão afirmou que são necessárias políticas que mantenham o investimento social e produtivo em meio a ajustes fiscais inteligentes. Afirmou ainda que é necessário buscar a sustentabilidade das finanças públicas na região, com políticas que levem em conta tanto impacto sobre a capacidade de crescimento no longo prazo, como sobre as condições sociais dos habitantes da região.

Diante da contração econômica atual, a Cepal reafirma que a região precisa de uma mudança estrutural progressiva com um grande impulso ambiental que promova um desenvolvimento baseado na igualdade e na sustentabilidade ambiental, com políticas de investimentos públicos e privados coordenadas em diferentes áreas para redefinir os padrões energéticos, de produção e consumo, baseados na aprendizagem e na inovação. Dessa forma, se avançará para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.



Fonte: Vermelho, 13 de outubro de 2016


FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br