Imprimir PDF

Empresa colombiana desenvolve tijolo a partir de lixo plástico

Método de construção permite montagem de casas em menos de uma semana






Foto: Reprodução Facebook
Projeto da Conceptos Plásticos viabiliza solucionar problema de habitação e de destinação de lixo na Colômbia (Reprodução/Facebook)


 

O problema de habitação é crescente e cada vez mais profundo, e está presente em praticamente todas as grandes cidades da América Latina. Ao mesmo tempo, crescem também as alternativas para tentar vencer um dos maiores empecilhos no desenvolvimento humano.


Fonte: Reprodução Facebook.Estrutura pode ser montada sem necessidade de maiores conhecimentos em construção (Reprodução/Facebook)

 


Criado na Colômbia por um grupo de arquitetos e estudiosos das propriedades do plástico, um novo sistema de construção vem chamando a atenção por dois motivos. A Conceptos Plásticos, como a empresa é chamada, desenvolveu uma tecnologia que transforma lixo plástico em tijolos.


A iniciativa teve o primeiro grande teste em 2015, quando o grupo construiu um local de abrigo para 42 famílias na cidade de Guapí, no oeste da Colômbia. No processo, 120 toneladas de lixo foram recicladas, e um abrigo desmontável foi concebido. Oito casas e três refúgios que totalizam 1.500 m² foram produzidos, com custo 30% mais baixo que outras habitações rurais no país.




Fonte: reprodução Facebook.Reciclagem de lixo plástico é fonte de matéria-prima para construção ecológica (Reprodução/Facebook)



Embora a empresa não seja a primeira a investir no plástico, a Conceptos Plásticos difere das outras por investir em toda a estrutura com o mesmo material, incluindo vigas e pilares. Além da eficiência econômica da construção, a tecnologia permite a montagem da casa como se montam brinquedos de blocos de construção, utilizando pouco conhecimento e sem a necessidade de uma grande equipe.

 

Fonte: Reprodução Facebook.Montagem de estrutura na Costa Rica, utilizando tecnologia em plástico (Reprodução/Facebook)

 


O material coletado é reciclado e passa por tratamento com aditivos, criando resistência contra chamas, umidade e produtos químicos. A estrutura também teve bom desempenho contra abalos sísmicos e nos testes de termoacústica. A Conceptos Plásticos está focada no mercado interno, mas já recebeu contato de empresários de quase 70 países.



Fonte: Gazeta do Povo, 13 de outubro de 2016.

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br