Imprimir PDF

O que evitar na busca por um novo emprego

Recrutadores listam comportamentos que candidado precisam manter longe



Com o aumento do desemprego, cresceu o número de pessoas que estão em busca de uma nova recolocação. Muita gente tem na ponta da língua os passos para sair em busca de um novo trabalho, mas que muitas pessoas desconhecem são as práticas que podem ser a chave para o fracasso dessa empreitada. Especialistas do setor de recrutamento de pessoal ouvidos pelo Bem Paraná listam atitudes que devem ser evitadas nessa busca. 


Perder o foco aparece como o primeiro erro daqueles que buscam uma nova colocação. Apesar das dificuldades do mercado de trabalho, é importante manter a motivação e saber que tipo de trabalho deve ser perseguido. Esse objetivo deve estar alinhado com o ideal de vida e aquilo que traga felicidade, realização e sentido. Para manter o foco é importante analisar os detalhes, fazer uma lista do que é importante e o que não se pode abrir mão.


Uma forma prática de começar é usar um mapa. O candidato a uma nova vaga deve começar pela região onde mora. É importante considerar a necessidade de ir ou não trabalhar de carro, se o espaço oferece estacionamento, se há acesso fácil ao sistema de tranporte coletivo, se a empresa oferece transporte, se os horários da escala de trabalho são bons, entre outros pontos que podem ser esssenciais ao seu bom desempenho no novo trabalho.


A sinceridade consigo mesmo é outro ponto importante. Não adianta se candidatar a um novo emprego, se o candidato sabe de antemão que não tem as qualidades exigidas para o cargo. Se a vaga pede que inglês, é necessário que o candidato fale e domine o inglês. A língua é exigida para negociar, conversar, falar ao telefone, vender produtos, oferecer serviços e resolver problemas. Se a vaga pede ensino médio completo, precisa ter o ensino médio completo e ponto. O candidato deve analisar bem a vaga ofertada, mas ele só deve se aplicar naquelas que tem certeza de ter o perfil adequado.



Cuidado com o desespero


Outro ponto não menos importante, porém mais complicado para quem está sem trabalho é tentar não entrar em desespero. É importante ter ciência de a hora vai chegar. Para tanto, enquanto o candidato não consegue o emprego que tanto busca, ele deve procurar alternativas para ganhar uma dinheiro extra e se manter. Há sites como o getninjas e o mobjob que podem ser uteis neste momento. Fazer bicos não é problema pra ninguém, e fazer algo durante o tempo em que se está na busca por um emprego pode até ajudar a aumentar a rede de contatos e se expor mais.


Um outro ponto importante para evitar o desespero é evitar dívidas. Por isso, corte despesas, regalias e coisas supérfluas, enquanto o dinheiro não aparece. O melhor é adiar alguns planos, como viagens, reformas e compras, para épocas melhores.


Apesar das dificuldades financeiras, é importante manter-se atualizado. E isso vale para qualquer área. A forma mais simples se de atualizar é lendo. Se não tem dinheiro para comprar um novo livro, talvez a biblioteca pública tenha. Outras formas de atualização são as redes sociais. Atualmente há uma série de vídeos gratuitos no youtube que podem ser acessados para atualização. Há uma infinidade de tutoriais nas mais diversas áreas de conhecimento.


Para quem está buscando o primeiro emprego, uma boa forma de adquirir experiência é o trabalho voluntário. A questão não é remuneração, salário, mas sim colocar em uso os talentos e conhecimentos, e até mesmo aprender coisas novas. Essa atitude irá demonstrar perseverança, busca de melhoria e desenvolvimento pessoal, resiliência e improvisação. Qualidades altamente buscadas pelas empresas atualmente.


Ficar desempregado não pode de modo algum ser vergonha. Então, os recrutadores recomendam como primeiro passo comunicar a situação para os amigos, parentes, colegas e conhecidos. Essa rede de contatos precisa saber que há alguém no grupo em busca de um novo emprego. Isso não quer dizer, expor as mazelas da busca, mas é preciso aumentar a exposição ao mercado. Por isso é recomendado que o candidato a um novo emprego tenha uma postura assertiva e clara sobre a condição.


Falar com outras pessoas sobre a busca por trabalho é importante. Só assim se poderá ser indicado por alguém, ou receber informações as quais não saberia se não tivesse compartilhado os objetivos com a rede de contatos.



Seja claro no currículo e evite lugar comum como


Profissional orientado para resultados

- Essa qualidade deve estar fundamentada nos resultados apresentados. Na verdade, nem é necessário descrevê-la, se os números falarem por si.



Mais de 20 anos de experiência em tal área

- Já ouviu dizer que quantidade não é qualidade? Muito tempo de envolvimento com um mesmo assunto não significa, necessariamente, domínio do tema. Mais uma vez, os números atingidos devem falar por si.



Excelentes habilidades de comunicação

- Típico texto para encher linguiça. Isso deve ser revelado na entrevista



Profissional ético

- O problema com essa afirmação é imaginar que alguém vá dizer algo diferente disso a seu próprio respeito.



Habilidade para trabalho em equipe

- Essa é interessante. Uma habilidade essencial, mas que escrevê-la é inútil, já que ninguém ousaria afirmar algo em contrário.

- Antes de colocar alguma informação no curriculo, questione se esta informação diz alguma coisa importante sobre o desempenho no trabalho ao recrutador. Se não, não ponha.




Fonte: Bem Paraná, 11 de outubro de 2016.

 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br