Imprimir PDF

Pelo terceiro dia, metalúrgicos da Volvo paralisam produção na CIC

Pelo terceiro dia consecutivo, os metalúrgicos da Volvo paralisam a produção da fábrica da Cidade Industrial de Curitiba. A categoria reivindica uma reposição salarial baseada em 100% do INPC, o índice nacional de preços ao consumidor.


Sem avanço nas negociações com a empresa, os metalúrgicos da Volvo, da fábrica da CIC, entraram hoje no terceiro dia seguido de paralisação. A decisão de manter a produção parada foi tomada em assembleia, na manhã de hoje. A categoria protesta por um aumento salarial que corresponda à reposição da inflação.


Segundo Nelson de Souza, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, a Volvo estaria oferecendo apenas metade da inflação do período medida pelo INPC, o índice nacional de preços ao consumidor. Os trabalhadores entendem que o índice significa perda salarial e pedem 100% do INPC. Como forma de protesto, eles decidiram paralisar a produção da fábrica até, pelo menos, a próxima segunda-feira.


A fábrica da Volvo na CIC emprega cerca de 3.200 trabalhadores, sendo 1.800 da produção. Antes da paralisação, a produção diária estava em 35 caminhões pesados, 12 médios e cinco ônibus, de acordo com o sindicato. Os 180 trabalhadores do centro de distribuição de peças da Volvo, em São José dos Pinhais, também estão parados. Ali, o protesto começou na segunda-feira.


O sindicato afirmou que está aberto para negociar uma solução que não seja prejudicial nem para os trabalhadores, e nem para a empresa. Até o parcelamento do reajuste salarial não está descartado. Mas, por enquanto, não foi marcada uma nova mesa de negociação com a direção da Volvo.


A Volvo informou que lamenta a paralisação, realizada num momento difícil da economia brasileira e do setor de transportes. A empresa afirmou que essa é a pior crise que enfrenta desde que se instalou no país. Por isso, dentro desse cenário, só há condições de oferecer um aumento salarial de 50% do INPC.


Segundo a montadora, quando o mercado estava bom, os ganhos sempre foram compartilhados com os funcionários. Nos últimos dez anos, o aumento real concedido aos trabalhadores chegou a 40%. A Volvo disse que oferece salários e benefícios acima da média do mercado. Porém, desde o ano passado, as vendas despencaram cerca de 70%, o que inviabiliza um aumento salarial maior em 2016.




Fonte: Bem Paraná, 7 de outubro de 2016.

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br