Imprimir PDF

Temer critica 'isolamento' de governos do PT e diz que emprego é prioridade

por Marina Dias, Daniel Carvalho e Maeli Prado



Na primeira vez em que comandou a reunião do conselho da Camex (Câmara de Comércio Exterior), o presidente Michel Temer criticou o "relativo isolamento externo" dos governos petistas e disse que é preciso investir no comércio exterior, com parcerias no Mercosul e também na União Europeia, para garantir a volta do crescimento e a retomada da geração de emprego no país.


"Precisamos romper o relativo isolamento externo dos últimos anos. Negociamos poucos acordos, insuficientes em número e em impacto efetivo sobre o nosso intercâmbio com o resto do mundo. Queremos agora acelerar as negociações, por exemplo, entre Mercosul e União Europeia, e aprofundar conversas com outros parceiros", afirmou Temer em discurso rápido na abertura do encontro.


O presidente disse ainda que, no Mercosul, o país "está retomando o caminho da normalidade" e que o bloco exige alterações como a revisão da estrutura tarifária, a celebração de acordos em outras áreas e a eliminação de barreiras intrabloco. Temer voltou a falar da necessidade da retomada de emprego no Brasil -a taxa de desemprego no país chegou a 11,6% no trimestre encerrado em julho, 0,4 ponto percentual acima do trimestre anterior- e disse que o comércio exterior é fundamental para esse processo. "Hoje, nosso propósito maior, não é novidade para ninguém, é retomar o crescimento econômico e gerar empregos de qualidade. Essa é a demanda número um da sociedade brasileira e esse deve ser o norte de nossa política de comércio exterior", afirmou ele.


Após a fala de dez minutos de Temer, o chanceler José Serra e o ministro Marcos Pereira (Desenvolvimento e Comércio Exterior) fizeram também discursos.




Fonte: Bem Paraná / Folhapress, 28 de setembro de 2016.

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br