Imprimir PDF

Referendo na Suíça aprova vigilância na internet e escutas telefônicas particulares

Até então, no país, os serviços secretos só podiam juntar informações de domínio público ou em poder de outras autoridades



Os eleitores suíços aprovaram neste domingo (25) em um referendo a lei que autoriza os serviços secretos a ouvirem as comunicações telefônicas e vigiarem as atividades na internet, segundo os primeiros resultados apurados. O “Sim” obteve 66% dos votos, segundo a tevê suíça.


As pesquisas anteriores ao referendo já haviam previsto uma vitória do “Sim”, que ficaria entre 53% e 58%.


A lei foi aprovada pelo parlamento em 2015, mas uma coalizão integrada pelo Partido Socialista, os Verdes e Partido Pirata conseguiu as assinaturas necessárias para organizar um referendo a fim de derrogar a lei perigosa para as liberdades públicas.


Até então, na Suíça, os serviços secretos só podiam juntar informações de domínio público ou em poder de outras autoridades. A partir de agora, o órgão poderá, sob certas condições, vigiar de forma preventiva a correspondência e as comunicações telefônicas de particulares.


Também poderão vigiar as atividades na internet, invadir redes informáticas e proceder ao registro de locais, veículos e malas.




Fonte: Gazeta do Povo / AFP, 26 de setembro de 2016.

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br