Imprimir PDF

Dilma participa nesta segunda de evento em Curitiba

Presidente afastada deverá ser recebida por opositores no Circo da Democracia



A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) estará hoje em Curitiba para participar do Circo da Democracia, promovido por cerca de 100 entidades ligadas à esquerda para debater a situação política do país. Dilma estará na Praça Santos Andrade às 17 horas, segundo os organizadodores, acompanhada do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcelo Lavenére, autor do processo de impeachment do ex presidente Fernando Collor de Mello.


A depender das últimas manifestações em Curitiba, o clima deverá ser tenso na Praça Santos Andrade. Integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), que pediu o impeachment de Dilma nas manifestações pelo país, prometem uma “recepção calorosa” para a ex-presidente. No domingo, dia 31 de julho, a atriz Letícia Sabatella foi xingada em uma manifestação em Curitiba que pedia o afastamento definitivo de Dilma.


Quando a Câmara dos Deputados aprovou a instauração do processo de impeachment de Dilma, em abril, Dilma prometeu percorrer o país denunciando que foi vítima de um golpe. A ex-presidente, no entanto, fez poucas apararições públicas desde então e se isolou de seu partido ao declarar que possíveis irregularidades em arrecadação de fundos para campanhas era “problema do PT”. Na semana passada, a executiva nacional do partido se reuniu e tratou apenas da campanha eleitoral neste ano, sem tocar no assunto impeachment.


Segundo os organizadores do Circo da Democracia a ideia se inspira no Circo da Constituinte, realizado também em Curitiba em 1987, quando foram montados vários circos pela cidade para debater propostas para a Constituinte com a população. O circo utilizado para o evento é da família circense Zanchettini. A abertura oficial, na sexta-feira passada, teve apresentações circenses de integrantes da família Zanchettini, intervenções das entidades apoiadoras e a presença do sociólogo Emir Sader. Ontem à noite, os senadores Roderto Requião (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) estariam no local para pedir o afastamento do presidente interino Michel Temer.


O circo ficará no local até o dia 15 de agosto. “É momento de aprofundar a reflexão. Temos certeza que se abre no Brasil um novo processo de discussão longo, profundo e denso”, afirma Carlos Frederico Marés de Souza Filho, professor de Direito na PUC-PR e membro da articulação Advogados pela Democracia.





Fonte: Bem Paraná, 8 de agosto de 2016.

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br