Imprimir PDF

Governo cria pacto para as grandes obras


Proposta é melhorar condições de trabalho e evitar grandes protestos de funcionários


FLÁVIA FOREQUE

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA


Na tentativa de evitar novos conflitos entre construtoras e trabalhadores, o governo patrocinou um acordo entre os dois setores para melhorar as condições de trabalho em grandes obras.


O principal receio do governo é que episódios como o ocorrido na usina de Jirau (RO), no rio Madeira, repitam-se em outros empreendimentos e coloquem em risco o andamento de obras do setor elétrico, de infraestrutura e da Copa de 2014.


Em março do ano passado, trabalhadores em Jirau se revoltaram com as condições de trabalho e destruíram alojamentos e ônibus.


Chamado de "Compromisso nacional da indústria da construção", o documento foi assinado por seis centrais sindicais e nove construtoras de grande porte, como OAS, Camargo Corrêa e Odebrecht.


Fica determinada a presença de comissões de saúde e segurança nos canteiros de obra, a garantia de representação sindical no local de trabalho e a contratação por meio do Sine (Sistema Nacional de Emprego), para evitar o intermediário entre o trabalhador e a empresa.


JIRAU
 

Um operário da obra da usina de Jirau morreu após ser baleado durante protesto de funcionários que pediam transporte.


O sindicato afirma que um PM foi responsável pela morte, ocorrida no último dia 13. A Secretaria de Segurança Pública de Rondônia não se manifestou.


Colaborou FELIPE LUCHETE, de São Paulo

Fonte: Folha de S.Paulo, 2 de março de 2012 


 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br