Imprimir PDF

REFLEXOS DE ANA – I Mostra de Documentários de Mulheres em Curitiba

Com a curadoria e idealização de Jessica Candal, Reflexos de AnA – I Mostra de Documentários de Mulheresserá um ciclo de exibição e debate de documentários contemporâneos, que alinham-se no propósito de retratar e forjar histórias muitas vezes negadas, reprimidas ou ditas em voz baixa. Segundo Jessica, o objetivo é proporcionar um espaço privilegiado no qual as mulheres, e as questões relativas a este gênero, tenham voz. No entanto, este fio condutor não aponta para uma unidade, mas sim conclama à diversidade. Parte da aparente homogeneidade do gênero feminino para dar voz à diversidade presente dentro dele; Parte da suposta conformidade do gênero documental para exibir uma variedade de pesquisas estéticas; Parte ainda da imaginada igualdade de cada classe para evidenciar as diferenças de gênero ali colocadas, diz.


Com a participação de realizadoras e pesquisadoras de diversas áreas, debatendo temas caros à condição feminina como identidade, maternidade e inserção social, a programação conta também com filmes premiados como Our City Dreams, de Chiara Clemente, A falta que me faz, de Marília Rocha e The Marina Experiment, de Marina Lutz. Os debates terão a presença de realizadoras como Carla Gallo, Jessica Candal e Marina Lutz e de pesquisadoras das artes plásticas, psicanálise, antropologia e filosofia. Helena Freddi, Monja Cohen e Elizabeth Moreschi são algumas das participantes. A aposta, portanto, é no diálogo como uma forma de tecer conhecimento e assim contribuir para a dissolução do preconceito e promoção da igualdade e da justiça – ações fundamentais quando nos debruçamos sobre a condição feminina na atualidade. O debate continua na rede através do site da Mostra, onde há espaço para impressões e comentários do público, realizadoras e pesquisadoras, além de mais informações sobre os filmes.


As exibições acontecem entre os dias 07 e 10 de março, na Caixa Cultural de Curitiba. Os horários variam, às 18h30 na quarta e sexta-feira, às 18h00 na terça e começam mais cedo no sábado, às 14h30. Os ingressos custam R$5,00 e R$2,50. Com patrocínio da Caixa, Reflexos de AnA – I Mostra de Documentários de Mulheresé uma produção da Transpira e tem o apoio da Gramofone.


Programação completa: reflexosdeana.com
Caixa Cultural: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro, Curitiba.

 

 

Fonte: Negodito, 02 de março de 2012

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br