Imprimir PDF

Ex-governador Jaime Lerner é processado por improbidade

O ex-governador Jaime Lerner terá que devolver R$ 16.666.690,23 aos cofres do Estado, segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR). Os promotores do MP-PR diz que Lerner teria utilizado o banco Banestado para realizar publicidade ilegal quando tentou reeleição para o cargo.


Conforme o documento do MP-PR, a Secretaria de Comunicação Social repassou à direção do Banestado a orientação para uma série de campanhas publicitárias durante o período eleitoral. Essas, dizem os promotores, propagandas exaltavam as conquistas do governo do estado, num período em que essas campanhas são proibidas pela legislação eleitoral.


"Jaime Lerner cometeu o ilícito porque elaborou um Decreto que permitiu a ingerência direta do Governo do Estado nas políticas de publicidade do Banco do Estado do Paraná (através do controle financeiro e administrativo) e, ainda, porque permitiu que Jaime Tadeu Lechinski, enquanto secretário da Comunicação Social, determinasse, através da emissão de PADVs, que o Banco do Estado do Paraná S/A realizasse publicidade de interesse do Governo do Estado do Paraná (porque divulgação de matérias ligadas à saúde, educação e agricultura não tinham relação direta com os produtos oferecidos pelo banco, os quais sofrem concorrência de mercado), com ônus exclusivo para o Banestado", diz trecho da denúncia.


Em entrevista ao G1 Paraná, o advogado Cid Campêlo, que defende o ex-governador, disse que Lerner já foi alvo de outra ação civil pública referente ao mesmo assunto. “Na ocasião, outras pessoas envolvidas diretamente no assunto também foram processadas, mas a Justiça considerou que não havia motivos para que Lerner fosse condenado pelo caso e o excluiu da ação”, disse Campêlo ao portal.





Fonte: Paraná Online, 2 de junho de 2016.

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br