Imprimir PDF

Empresa investe na qualificação de jovens


Jovem Aprendiz foi a solução encontrada por construtora para driblar a escassez no mercado de trabalho

O aquecimento da economia e a consequente procura por mão de obra capacitada nos últimos dois anos, levaram a Construtora A.Yoshii a investir em programas de capacitação. Foi implantado o Jovem Aprediz, que já inseriu mais de 100 profissionais qualificados no mercado de trabalho. 

O diretor de Recursos Humanos da A.Yoshii, Aparecido Siqueira explica que a empresa tem dificuldade de encontrar pessoal para trabalhar na área.''O serviço é puxado, exige muito esforço físico e os jovens não querem mais saber de puxar carriola com massa ou tijolos, assentar pisos, azulejos...'', diz. ''Estamos fazendo um trabalho para atrair essa mão de obra'', afirma. 

''Já formamos azulejistas e carpinteiros. E está em andamento o curso de jovem aprendiz para pintor'', conta. Cada turma, segundo ele, forma de 20 a 30 profissionais por curso, que tem duração de 18 meses é gratuito e ainda remunera o participante com uma bolsa mensal de R$ 730,00. ''Quando esse jovem faz o curso ele acaba exercendo a função e a medida que o curso avança ele se torna um profissional qualificado e oferece à empresa um serviço de qualidade. Remunerá-los é uma forma de motivação'', avalia. 

Nos canteiros de obras, ainda conforme Siqueira, além da prática e da teoria, também acontecem palestras motivacionais. ''Procuro lembrá-los que eles são trabalhadores como os outros e devem ter orgulho de prestar serviço numa classe tão importante para o Brasil. São os trabalhadores da construção civil que transformam o país e são corresponsáveis pelo aquecimento da economia'', (K.A.) 

Serviço 

Os próximos cursos do Jovem Aprendiz a serem iniciados serão o de carpinteiro e eletricista. Para participar do programa basta ser maior de 18 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio. O curso é gratuito. As inscrições podem ser realizadas na sede da A. Yoshii - Av. Maringá, 1080. (43) 3371-9000.


Fonte: Folha de Londrina, 03 de outubro de 2011



FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br