BRASÍLIA - Era para ser a primeira apresentação da ministra Miriam Belchior, do Planejamento, do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2012 aos deputados e senadores que integram a Comissão Mista do Orçamento, no Congresso. Os quarenta minutos iniciais de fato foram tranquilos -- a ministra apresentava a proposta do governo para o Plano Plurianual (2012-2015). Mas foi começar a apresentar do orçamento do ano que vem, em que o governo embute novo aperto nos gastos com salários dos servidores que uma grande manifestação se iniciou.
Um grupo de duzentos sindicalistas ligados a categorias do funcionalismo federal tentou invadir a sala onde ocorre a comissão, gerando uma reação violenta dos seguranças do Congresso. A ministra interrompeu sua fala, e o relator da PLOA 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), tentou interceder, tomando o microfone.
Os manifestantes cobravam diálogo quanto aos reajustes de servidores. Um dos manifestantes foi empurrado à força para fora do auditório. Dentro, permanecem seis sindicalistas do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal (Sindijufe), que seguram faixas cobrando do Executivo e do Legislativo a inclusão do reajuste de 30% pedido pelo Judiciário. Os manifestantes continuam fora do auditório, com as duas portas sendo vigiadas por seguranças do Congresso.
Fonte: G1, 15 de Setembro de 2011
< Anterior | Próximo > |
---|