Imprimir PDF

Mil desempregados por dia: Senado tenta barrar demissões de Macri

Assim que assumiu a Presidência da Argentina, em dezembro passado, Mauricio Macri impulsionou uma onda de demissões no setor público e no privado que já resulta em 127 mil desempregados. Cerca de mil por dia. O Senado declarou “emergência ocupacional” e aprovou, nesta quarta-feira (27), um projeto para frear durante seis meses as demissões e suspensões. 

 

Reprodução
Manifestação no centro de Buenos Aires contra as demissões de Mauricio Macri

Manifestação no centro de Buenos Aires contra as demissões de Mauricio Macri

Agora o projeto será enviado para a Câmara de Deputados e, para ser transformado em lei, deve ser aprovado sem modificações. Caso seja modificado, voltará para votação dos senadores. 

A iniciativa do projeto é da Frente Para a Vitória (FpV), a aliança da qual a ex-presidenta Cristina Kirchner faz parte. A matéria também estabelece que se um trabalhador for demitido neste período de seis meses, deverá ser imediatamente reincorporado ao quadro de funcionários ou receber indenização em dobro. 

O líder da bancada da FpV, Miguel Angel Pichetto, já adiantou que não serão aceitas mudanças para proteger as micro, pequenas e médias empresas da lei. Denunciou ainda que o objetivo dos senadores governistas é “introduzir uma legislação pró-empresarial”. 

O projeto foi aprovado com 48 votos a favor e 16 contra. Entre os contrários estão os senadores do partido Proposta Republicana, o mesmo do presidente, e da União Cívica Radical, que também integrou a frente governista, Cambiemos. 

YPF terá mais de 2 mil demissões 


Apesar da ação do Senado em defesa dos trabalhadores, o governo de Maurício Macri já anunciou que vai demitir entre 2 mil e 2.500 funcionários da empresa estatal de petróleo YPF ao longo deste ano. 

A justificativa para as demissões é “uma resposta à queda do preço do barril de petróleo” que passou de U$100 para U$40. No entanto, outros países que sofrem o mesmo impacto econômico, como a Venezuela, por exemplo, garantiram a segurança social.





Fonte: Vermelho, 29 de abril de 2016


FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br