Imprimir PDF

Construção Civil: Câmara dos Deputados fará audiência sobre acidentes de trabalho

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) protocolou esta semana na Comissão do Trabalho da Câmara Federal, o pedido de instalação de uma audiência pública para tratar dos acidentes de trabalho no setor da Construção Civil.


A motivação do parlamentar baiano partiu da necessidade de se aprofundar as causas e consequências da falta seguranças para os trabalhadores nos canteiros de obras no Brasil. Segundo estudo da OIT, o Brasil ocupa o 4º lugar em relação ao número de mortes por acidente de trabalho. O país perde apenas para China, Estados Unidos e Rússia.

Conforme informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho, a Construção Civil é um dos setores onde mais ocorrem acidentes fatais. “O MT afirma que só em 2010, 376 pessoas morreram em acidentes ocorridos em obras. Só este ano, já são 53 acidentes no setor, e 15 mortes”, justifica o deputado.

Daniel apresentou o requerimento, exatamente um dia antes de completar uma semana do fatídico acidente que vitimou 9 operários em uma obra da construtora Segura, em Salvador. O fato foi amplamente noticiado na imprensa e no dia do acidente foi denunciado pelo parlamentar, na tribuna da Câmara.

Serão convidados para a audiência pública, representantes do Ministério do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário-CONTRICOM. A expectativa do parlamentar é que o requerimento seja votado na próxima semana e a audiência aconteça ainda entre agosto e setembro.

Fonte: Vermelho, 21 de agosto de 2011 


 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br