Imprimir PDF

Negado agravo do MPT contra retirada de agropecuária da lista de trabalho escravo antes de dois anos


A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Mato Grosso contra decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) que excluiu a Agropecuária Roncador S.A do cadastro de empregadores que mantiveram trabalhadores em condições análogas às de escravo, administrado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No agravo de instrumento desprovido pelo TST, o MPT pretendia anular a exclusão, sustentando que a empresa permaneceu na lista por apenas sete meses, quando a regra seria de dois anos. Segundo o órgão, o fato de a situação verificada à época da inspeção, em 2004, ter sido posteriormente regularizada não é motivo para a exclusão do cadastro antes do término do prazo. E argumentou que, por haver independência das instâncias administrativa e penal, não vale a alegação da empresa de que a inclusão no cadastro deveria ser precedida de condenação na esfera criminal. 

Exclusão

A empresa de Mato Grosso relatou que foi autuada pela fiscalização do MTE em agosto de 2004, mas que, em 2006, fez acordo com o MPT em ação civil pública e, mesmo pagando as multas e cumprindo as exigências, teve o nome "ilegal e inconstitucionalmente incluído no cadastro de ‘ficha suja' do trabalho escravo". Em maio de 2008, ajuizou ação declaratória de nulidade de ato administrativo para suspender os efeitos da inscrição no cadastro, efetivada em dezembro de 2007.

Seu nome foi excluído da lista em julho de 2008, por liminar, posteriormente revogada. Em outubro de 2013, o juízo de primeiro grau determinou a exclusão definitiva. Ao manter a sentença, o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-MT) concluiu, em abril de 2014, que, desde a inclusão, não houve prova de reincidência.

No agravo de instrumento pelo qual tentou trazer novo recurso ao TST, o MPT alegou que o TRT foi omisso quanto à inobservância do prazo de dois anos, e indicou que houve ofensa aos artigos 832 daCLT, 458 do CPC e 93, inciso IX, da Constituição.

Para o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, relator do agravo, o trecho indicado pelo Ministério Público para apontar a omissão não aborda os fundamentos adotados pelo TRT para manter a sentença. "Cabia ao MPT a demonstração analítica de ofensa de cada dispositivo indicado", esclareceu. Com relação ao mérito, o relator afirmou que não foram cumpridas as exigências do artigo 896, parágrafo 1º-A, inciso I da CLT para a admissão do recurso.

Cadastro

O cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas às de escravo foi instituído pela Portaria 540/2004 do MTE e regulamentado pela Portaria Interministerial 2/2011. As duas normas vêm sendo questionadas no Supremo Tribunal Federal (STF). Em dezembro de 2014, o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5209 para suspender a eficácia das duas portarias. Em março deste ano, o MTE e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República editaram nova portaria (Portaria Interministerial 2/2015) restabelecendo a lista.

(Lourdes Tavares/CF)

Processo: AIRR-2168-90.2013.5.23.0086



Fonte: TST, 13 de novembro de 2015



FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br