Imprimir PDF

Secretária dos EUA quer aprender com Bolsa-Família

A secretária-adjunta para Direitos Civis do Departamento de Educação dos Estados Unidos, Russlynn Ali, afirmou hoje (29), durante visita ao País, que quer conhecer mais do Estatuto da Igualdade Racial brasileiro e do programa de distribuição de renda Bolsa-Família. De acordo com ela, ambos podem contribuir para a construção de uma sociedade "mais tolerante e inclusiva" no Brasil e que essas experiências podem resultar em benefícios para os Estados Unidos. "Estou muito interessada em saber sobre a implementação do Estatuto e em como o Bolsa-Família tem se estabelecido em todo o País", afirmou, em visita à universidade Zumbi dos Palmares, na capital paulista.

A secretária-adjunta disse que quer conhecer a experiência da Zumbi dos Palmares - a única universidade da America Latina criada por negros - e seu desafio de se estabelecer como uma instituição de ensino superior respeitada no País ao mesmo tempo que promove a inclusão do negro. Ela elogiou o apoio de autoridades e governantes brasileiros à universidade, como ela pôde ver em fotos espalhadas pelos corredores da Zumbi dos Palmares, que mostravam os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, além do ex-governador paulista José Serra e do prefeito da Capital, Gilberto Kassab, em discurso para estudantes formados na instituição.

"Há meios de usar a educação racial para encorajar a diversidade e evitar o isolamento racial", disse Russlynn. Ela afirmou ainda que sua visita pode ser importante para a criação de iniciativas que vão além de projetos sociais e ações afirmativas para negros. Citou como exemplo a instituição de intercâmbio de alunos e professores entre a Zumbi dos Palmares e universidades norte-americanas. Os EUA possuem cerca de 100 universidades criadas para a inclusão da comunidade negra. Alguns dos reitores dessas instituições acompanham a secretária-adjunta na viagem ao Brasil.

Fonte: G1, 30 de agosto de 2011


 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br