Imprimir PDF

Governo decide pagar antecipação do 13º de aposentados em duas parcelas

 

Gasto estimado com a medida é da ordem de R$ 15 bilhões, segundo o Ministério da Previdência

 

O Ministério da Fazenda decidiu pagar a primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS em duas vezes: metade será creditada em setembro (25%) e o restante em outubro (25%). Os 50% restantes viriam em dezembro, como já ocorre hoje. A proposta ainda será apresentada a presidente Dilma Rousseff, mas a expectativa era que ela batesse o martelo ainda nesta sexta-feira (21).

 

Provavelmente, o crédito da parcela do 13º será feito junto com o pagamento dos demais benefícios, que ocorre entre os últimos cinco dias úteis de cada mês e nos primeiros dias úteis do mês seguinte.

A antecipação será possível, conforme os cálculos do Tesouro, graças à receita extra que o governo terá com a aprovação, nesta semana, do projeto de reoneração da folha de pagamento e de recursos adicionais que virão de algumas das concessões públicas.

A ideia da equipe econômica é diluir o impacto do gasto (cerca de R$ 15 bilhões) no caixa da União ao longo do próximo bimestre.

A Fazenda era contra a antecipação por causa falta de recursos no caixa, mas houve pressão dos ministérios das áreas sociais para que os aposentados e pensionistas do INSS também recebessem a antecipação.

Fonte: Gazeta do Povo, 22 de agosto de 2015

 

 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br