Imprimir PDF

No PR, mulheres trabalham para suprir a falta de mão-de-obra

Falta de mão-de-obra especializada é uma dificuldade nas propriedades.
Esposas dos agricultores estão aprendendo até a pilotar colheitadeiras.

 

A falta de mão-de-obra especializada ainda é uma dificuldade em muitas propriedades do Paraná. Em Maringá, por exemplo, as mulheres dos produtores resolveram aprender a pilotar as máquinas agrícolas.

 

Na corrida para o plantio, as máquinas do campo fazem um pit stop na cidade. Os produtores enfrentam fila de espera de até 30 dias, para revisão e conserto das maquinas agrícolas porque faltam mecânicos.

 

Nos próximos meses, o movimento nas oficinas deve ficar ainda maior. Saem os tratores para o plantio e chegam as colheitadeiras, que aliás, já estão chegando. É nessa época, portanto, que a procura por mão-de-obra aumenta e só em uma oficina, há vagas para quatro mecânicos.

 

Se na cidade, falta quem conserte, no campo, falta quem pilote as máquinas. E é aí que essas mulheres entram em campo!

 

As esposas de agricultores estão aprendendo a pilotar as máquinas em um curso gratuito da Cooperativa de Maringá em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).

 

Yara Cavichiolli, que ajuda o marido em tudo na lavoura, só não sabia ainda pilotar a máquina. “vou colher melhor porque mulher tem mais paciência, é mais cuidadosa e cuida melhor da máquina. Ele pode até perder o posto”, diz.

 

Dezesseis mulheres participaram da turma de operação e manutenção de máquinas./ o curso, de graça, também é oferecido pelo senar em outras regiões do país.

 

Fonte: G1, 08 de outubro de 2014

 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br