Imprimir PDF

Trabalhador estrangeiro recebe assistência jurídica da UFPR


Diecibon Joseph procurou o Núcleo de Prática
Jurídica em novembro passado.

 

Na manhã da última quarta-feira, dia 30, o Núcleo (NPJ) do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR prestou assistência ao trabalhador estrangeiro Diecibon Joseph em uma audiência conciliatória na 12ª Vara do Trabalho de Curitiba. O haitiano procurou o NJP em novembro do ano passado ao ser demitido por justa causa da empreiteira de construção civil na qual trabalhava. O professor Sandro Lunard Nicoladeli, coordenador do núcleo, está defendendo o trabalhador e considera que a punição foi excessiva.

 

Joseph pede que seja alterada a modalidade de sua dispensa, já que foi devido a problemas de relacionamento com o seu superior. Com a reversão deste quadro, receberia pagamentos de férias, 13º salário proporcional, FGTS e os demais valores a que passaria a ter direito. Ele alega que houve discriminação racial na relação trabalhista, pela qual pede indenização por danos morais, e também afirma que não teria recebido pagamento por horas extras trabalhadas.

 

A juíza Maria Luiza da Silva Canever
presidiu a audiência conciliatória.

 

A audiência, presidida pela juíza Maria Luiza da Silva Canever, terminou sem acordo entre as partes. Uma nova sessão, que terá a presença de testemunhas, foi marcada para o próximo dia 11 de dezembro, às 10h.

 

Morando no Brasil desde abril de 2011, o pedreiro está entre os 2 mil haitianos que trabalham regularmente em Curitiba, segundo dados da Pastoral do Migrante – de acordo com o Ministério da Justiça, no Brasil, este número alcança os 21 mil. Joseph, que por aqui acabou sendo apelidado de Diego, morou primeiramente em Manaus, depois seguiu para o Rio de Janeiro e, em fevereiro de 2013, veio para Curitiba buscando a companhia de três primos que já viviam na cidade. No mesmo mês, começou a trabalhar na empreiteira, onde permaneceu até novembro.

 

Atualmente desempregado, no início do ano conseguiu trazer a esposa, que trabalha como auxiliar de cozinha, para Curitiba. Em breve, Joseph espera que possa trazer também os dois filhos pequenos, que ainda moram no Haiti e, assim, amenizar um pouco a saudade da família.

 

O professor Sandro Lunard Nicoladeli está
defendendo o trabalhador.

 

UFPR e o Haiti

Desde 2010, quando um terremoto devastou o país caribenho deixando cerca de 230 mil vítimas fatais, a UFPR vem trabalhando no auxílio da população haitiana. A universidade chegou a enviar ao Haiti uma equipe multidisciplinar de pesquisadores do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) à época do desastre.

 

Além disso, o Centro de Línguas (Celin), em parceria com o Departamento de Letras, desenvolveu o projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária. Segundo Bruna Ruano, coordenadora do projeto e do núcleo Tandem do Celin (especializado em alunos estrangeiros) hoje o programa apoia cerca de 200 haitianos que residem em Curitiba.

 

Fonte: UFPR, 1º de agosto de 2014

 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br