Imprimir PDF

Jovem quer chefe que seja amigo e confidente para temas privados

 

08/06/2014 - 03h20 

ISABEL KOPSCHITZ
DE SÃO PAULO


Os profissionais que hoje estão na faixa entre 18 e 30 anos querem que o chefe seja mais do que alguém com quem eles podem aprender algo. Eles querem que esse líder seja um confidente com que eles possam falar sobre questões pessoais.

Na questão sobre qual é o chefe ideal, as principais respostas foram: um mentor, um líder, um confidente que discuta assuntos privados e um amigo -22% deles escolheram essa alternativa.

A conclusão é de um levantamento feito pela empresa de recrutamento Hays com mil brasileiros que estão nessa faixa etária.

"Esses jovens amadurecem mais tarde, pois costumam morar por muito tempo na casa dos pais. A empresa acaba sendo a extensão da casa, porque é onde ele passa mais tempo", afirma Rodrigo Soares, diretor da Hays.

  Editoria de Arte/Folhapress  
 

Segundo Simone Leon, diretora de gestão de carreiras e talentos da consultoria Right Management, essa geração funde o trabalho e a vida pessoal.

"Eles veem o chefe como um amigo que está compartilhando um projeto. Para esse jovem, o chefe deve ter um diálogo aberto e ensinar, de igual para igual", afirma.

Na questão sobre benefícios e recompensas mais atrativos, a maior parte das respostas (49%) foi "um trabalho flexível", ou seja, sem horários e locais fixos.

O item salário veio em segundo lugar (42%), seguido de plano de saúde (41%) e trabalho remoto (40%). O trabalho flexível seria, portanto, um fator importante para a retenção de jovens.

"Eles estão mais preocupados com o resultado que vão entregar do que com o tempo em que estarão sentados numa cadeira", diz Sofia Esteves, presidente da consultoria DMRH.

Para Soares, o grande desafio das companhias é conseguir atender a todos os anseios desses jovens, que buscam programas de treinamento e desenvolvimento, benefícios, possibilidade de ascensão rápida e um gestor "parceiro".

Fonte: UOL

 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br