Imprimir PDF

Estragos causados pela chuva no PR podem ser vistos por toda parte

Ao todo, 79 municípios do estado estão em situação de emergência.
Produtores rurais perderam criações, propriedades e plantações.

 

Ao todo, no Paraná, 79 municípios estão em situação de emergência. Nove pessoas morreram e seis continuam desaparecidas. Os estragos podem ser vistos por toda parte.

 

Os bombeiros saíram cedo em busca das mais de 10 famílias isoladas na localidade de Bom Retiro, entre Guarapuava e Pinhão. Todas as pontes da região caíram e o acesso só pode ser feito a pé ou pelo ar. Os moradores esperam por uma ajuda desde o início da chuva, na sexta-feira (06).

 

Em uma área rural de Guarapuava, a água subiu tanto que quase encobriu as residências. Os produtores rurais perderam as criações de galinhas e porcos. A água começou a baixar no início de domingo (08) e já é possível ver as residências, apesar de não ser possível entrar ainda.

 

O reservatório encheu cinco metros em dois dias e as oito comportas de Salto Osório precisaram ser abertas. Na usina, a visão é a de um espetáculo, mas no entorno do Rio Iguaçu, a chuva causou muitos estragos.

 

No interior de Quedas do Iguaçu houve vários desmoronamentos. Na comunidade de Lajeado Bonito, um morro cedeu, muita terra veio abaixo e encobriu uma casa. Um agricultor de 41 anos morreu soterrado. A esposa, o filho e o cunhado foram atingidos por um forno a lenha e estão internados com queimaduras.

 

No sítio do agricultor Roberto Wyzykowski foi o vento forte que derrubou pinheiros, a lavoura toda de milho, destelhou a casa, destruiu um galpão e os dois aviários. Ao todo, 60 mil pintinhos morreram soterrados. “O prejuízo total da propriedade vai passar de R$ 1,5 milhão ou mais”, diz.

 

Em Rio Bonito do Iguaçu, as aulas estão suspensas. Em Medianeira, um carro que passava por uma estrada rural foi arrastado pela correnteza. O motorista não teve tempo de retirar a mulher e o filho de apenas nove meses.

 

A enxurrada inundou a obra da usina do Baixo Iguaçu, na região de Capanema, e arrastou máquinas para dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Nas cataratas, a passarela foi interditada, parte das trilhas foi bloqueada, os elevadores estão fechados e até a torre de rapel foi arrancada com a força da água.

Fonte: G1, 10 de junho de 2014

 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br