Imprimir PDF

Trabalhadores da agricultura já estão em Brasília para movimento pelo 'Grito da Terra'

Já está em curso em Brasília a mobilização de trabalhadores da agricultura de todo o país para o chamado “Grito da Terra”, no dia 20 de maio, que este ano terá sua 20ª edição. Cerca de 200 representantes dos trabalhadores rurais dão início amanhã (13), no Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), à primeira das várias audiências que estão sendo programadas para discutir a pauta de reivindicações do setor com o Executivo e o Legislativo.

 

 

Na prática, serão feitos contatos com 19 ministérios, além de órgãos federais e autarquias. Uma outra pauta também será levada especificamente para o Congresso Nacional para ser debatida entre os parlamentares.

 

 

“São temas que necessitam de deliberação urgente e passam tanto por novas regras sobre dívidas agrárias a incremento de programas de agricultura familiar e capacitação aos agricultores”, afirma Raimundo Lafaiete, um dos representantes da mobilização – do Mato Grosso. A pauta é formada por, aproximadamente, 300 reivindicações da categoria. Itens que passam, além da agricultura familiar, por reforma agrária (com o assentamento de cerca de 150 mil famílias), meio ambiente, juventude e sucessão rural, assalariamento rural, políticas sociais, relações internacionais, e organização e enquadramento sindical.

 

 

Plano de Agroecologia

 

 

Soma-se a estas demandas a discussão do chamado Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), de forma a vir a beneficiar o trabalho dos agricultores. Também fazem parte das discussões valores referentes a créditos para investimento e custeio do Programa Nacional de Agricultura Familiar (o Pronaf).

 

 

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, o peso das mobilizações a serem observadas nesta edição do “Grito da Terra” terá como foco a questão da reforma agrária e da organização sindical.  O primeiro dia de encontro dos representantes das 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (Fetags), hoje (12), foi marcado por discussões internas sobre o formato da pauta a ser apresentada nas várias audiências.

 

 

A mobilização este ano será descentralizada, por meio da realização de atos públicos a serem realizados em todos os estados, da próxima segunda-feira (18) até o dia 20 – data que é considerado o dia “D” da agricultura familiar. Conforme os organizadores da programação, este ano de 2014 é tido como o ano internacional da agricultura familiar.

 

 

 

FONTE: Rede Brasil Atual, 13 de maio de 2014

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br