Imprimir PDF

CBIC: Beto Richa destaca participação da Construção Civil no crescimento do Paraná

 

O governador Beto Richa destacou na noite de sexta-feira (11), em Cascavel, a importância da construção civil para o fortalecimento da economia paranaense. “O setor é um dos que mais emprega no Paraná”, afirmou. O pronunciamento foi realizado durante a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon-Oeste).

 

 

Richa reafirmou ainda o compromisso do governo estadual em investir em infraestrutura e qualificação profissional para melhorar o desempenho do setor construtivo e industrial do Paraná. “É o segmento que mais emprega no Paraná. O setor da construção está aquecido e precisa muito de um governo atuante que invista em capacitação de profissionais e na infraestrutura”, disse.

 

 

O governador criticou as altas taxas de impostos cobrados pelo governo federal do setor produtivo paranaense e apresentou as ações de incentivo à industrialização promovidas pelo programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado. Ele disse que em três anos, o governo estadual confirmou mais de R$ 30 bilhões em novos investimentos, com potencial para criação de 180 mil empregos em todas as regiões do Estado. “A expansão industrial é resultado de uma nova postura do governo, de diálogo com o setor produtivo e segurança jurídica”, afirmou.

 

 

Richa ressaltou o crescimento na criação de empregos com carteira assinada e do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, que foi de 5% em 2013. O dobro do Brasil. “Parte desse crescimento é atribuído à construção civil, que ajudou a alavancar ainda mais o crescimento do Paraná”, disse. O governador lembrou que é engenheiro civil e que durante a administração de Curitiba manteve uma boa relação com o setor. “Em todas as leis e obras sempre consultamos a opinião do sindicato da construção civil da cidade que sempre dava importantes contribuições”.

 

 

Richa citou alguns programas do governo estadual que estão relacionados com a construção civil, como o Morar Bem Paraná que prevê a construção de 100 mil residências populares. Na área de infraestrutura, o governador lembrou da duplicação da BR-277, entre os municípios de Matelândia e Medianeira, na região Oeste do Estado. Além da nova pista, o projeto prevê a construção de três trincheiras, vias marginais e viadutos.

 

 

DIÁLOGO - O engenheiro civil Edson José de Vasconcelos assumiu a presidência da entidade, substituindo a Fernando Dillenburg. Com aproximadamente 1,2 milhão de habitantes, o Oeste paranaense é uma região com fortes raízes no setor agropecuário e agroindustrial. Edson José de Vasconcelos afirma que o diálogo com governo é fundamental para desenvolver o setor, que precisa cobra uma reforma tributária e política para o País. 

 

 

“A construção civil tem responsabilidade com o Paraná, que cresce anualmente o dobro do Brasil. Temos um ótimo canal de diálogo que queremos ampliar com o Estado”, disse o novo presidente. Ele disse que o principal desafio no cargo será ampliar a produtividade e trazer novas tecnológicas para a construção civil. Fernando Dillenburg, que deixou a presidência, também fez uma avaliação do setor. “Estamos num bom momento que é resultado de muito trabalho e parceria com o governo”, avaliou.

 

 

O Sinduscon representa mais de 2000 empresas de 49 municípios e tem o objetivo de estudar, coordenar, proteger e representar legalmente as indústrias da construção, tendo como intuito o fortalecimento do setor e a implantação de serviços e atividades que atendam às necessidades das empresas associadas. “A participação do sindicato no crescimento e planejamento da cidade é expressivo. Temos crescido muito e o setor da construção civil tem ajudado nisso”, afirmou o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno.

 

 

Na mesma solenidade de posse, o empresário Renato Pena Camargo, de Foz do Iguaçu, assumiu a vice-presidência. Também participaram do evento o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Simão, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, além de deputados federais e estaduais, prefeitos e líderes de entidades representativas.

 

 

 

 

FONTE: CBIC, 15 de abril de 2014

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br