Imprimir PDF

Operários de construção civil iniciam greve por reajuste salarial na Bahia

Paralisação foi decidida em assembleia geral da categoria.
Eles querem aumento de 10% e empresários oferecem 5,56%, diz sindicato.

 

Operários da construção civil iniciam a greve da categoria nesta segunda-feira (24), paralisando atividades em canteiros de obra na Bahia, segundo o Sintracom, sindicato que representa os trabalhadores.

 

Segundo o Sintracom, eles reivindicam 10% de reajuste salarial, com mais de R$ 40 na cesta básica e correção do piso salarial, enquanto a proposta dos empresários é de 5,56% de aumento.

 

De acordo com o Sinduscon, sindicato dos empresários, a campanha salarial é discutida desde dezembro do ano passado e a proposta de 5,56% se refere à reposição da inflação no período. "As empresas enfrentam um ambiente econômico de desaquecimento, com tendência de piora, o que não permite um reajuste com ganho real, conforme pleiteiam os trabalhadores", justifica o sindicato. Os empresários dizem ainda que os operários já tiveram ganhos reais de 18% a 38%, a depender da função. "Neste momento, é importante manter a saúde financeira das empresas para que a situação não se agrave implicando na redução de vagas no setor", acrescenta o Sinduscon.

 

Na Ladeira do Contorno, a equipe do G1 conversou com alguns profissionais, que preferem não se identificar, mas disseram que mantêm o trabalho sob pressão dos patrões. A decisão pela paralisação foi tomada em assembleia ocorrida na sexta-feira (21), no Largo de São Bento, que teve participação de mais de cinco mil operários.

 

 

Fonte: G1, 26 de março de 2014

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br