Imprimir PDF

Sul bate recorde de demanda energética

Minutos antes do apagão que atingiu entre 5 e 6 milhões de pessoas no País anteontem, a região Sul bateu recorde de demanda de carga de energia, atingindo 17.412 megawatts (MW), segundo dados do site do Operador Nacional do Sistema (ONS). O recorde foi atingido às 14 horas, já os problemas de abastecimento começaram às 14h03, de acordo com o operador. 


As falhas afetaram 11 estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. O presidente do ONS, Hermes Chipp, disse que o problema teve origem em curtos-circuitos em duas das três linhas de transmissão entre Miracema (TO) e Serra da Mesa (GO). Com a queda das duas linhas, a terceira teria ficado sobrecarregada e caído também. O apagão ocorreu menos de um dia depois de o ONS ter registrado pico recorde no Sistema Interligado Nacional, às 15h32 da última segunda-feira. 

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que o problema não foi causado por sobrecarga no sistema. 

O ONS e agentes do setor estimam que as chuvas devem continuar escassas no Sudeste/Centro-Oeste nesse início de fevereiro. O atraso do período úmido levou ao recorde de alta do preço de energia de curto prazo e gerou temores sobre o abastecimento do País ao longo do ano, embora representantes do governo tenham descartado racionamento de energia.

 

Fonte: Folha de Londrina, 06 de fevereiro de 2014

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br