Imprimir PDF

Centrais levam à OIT preocupações sobre terceirização e obras da Copa

CUT, Força Sindical e UGT, que organizaram ontem (7), passeata pelo trabalho decente, como parte de jornada mundial convocada pela Confederação Sindical Internacional (CSI), reuniram-se no sábado, em São Paulo, com o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder. Ele foi eleito no ano passado com apoio das centrais brasileiras e de governos do Brasil e latino-americanos, conforme lembrou o presidente da CUT, Vagner Freitas, que no início da noite embarcou para Bruxelas (Bélgica), onde participará de reunião do conselho-geral da CSI.



Além da agenda do trabalho decente – "O Brasil continua tendo trabalho escravo, não regularizado, sem carteira", comentou Freitas –, o encontro de sábado teve como temas o Projeto de Lei 4.330, sobre terceirização, e os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. "Ele (Ryder) demonstrou preocupação com a Copa. Existem várias categorias profissionais envolvidas, e é preciso chamar desde já uma discussão sobre as questões trabalhistas. Já que o governo diz que é vitrine para mundo, tem de ser um modelo de negociação trabalhista."



Outro item da pauta foi a Convenção 87 da OIT, sobre liberdade e organização sindical – a CUT defende a ratificação pelo governo brasileiro. Nessa questão, não há concordância entre as centrais.



Ryder, que também se reuniu hoje em São Paulo com o prefeito Fernando Haddad, na instalação do primeiro comitê municipal contra trabalho escravo, seguiu à tarde para Brasília, onde o Ministério do Trabalho e Emprego organizou seminário sobre trabalho decente. Amanhã, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, ele participa da abertura de conferência global sobre trabalho infantil.

 

 

 

 

 

 

FONTE: Rede Brasil Atual, 08 de outubro de 2013

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br