Imprimir PDF

Papa e Joaquim Barbosa estão entre líderes mais admirados por jovens

A 12ª Edição da pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, da Cia de Talentos, em parceria com a Nextview People, mostra quem são os líderes mais admirados pelos jovens. Durante o ano de 2012, 52 mil jovens brasileiros participaram da pesquisa, com idade entre 17 e 26 anos, e citaram 1.880 líderes diferentes. Mas, do total, 54% dos jovens disseram que não admiram nenhum líder na atualidade, 6% a mais que no ano passado.


No ranking internacional, Barack Obama volta ao primeiro lugar como em 2011.  Em seguida vêm: Eike Batista, Steve Jobs, Roberto Justus, Dilma Rouseff, Joaquim Barbosa, Bill Gates, Papa Francisco, Mark Zuckerberg e Lula.


Os motivos de escolha desses líderes refletem os valores e crenças desses jovens.  Empreendedorismo e inovação são apontados por 26% dos respondentes. Determinação, disciplina e humildade estão em segundo lugar. O terceiro ponto é a visão sistêmica e a clareza sobre aonde se quer chegar com 14% das respostas. Os jovens valorizam ainda a capacidade de defender uma causa (13%) e de superar barreiras e vencer preconceitos (10%).


Entre os líderes mundiais e brasileiros mais admirados, observa-se que, desde 2009 (ano em que a seção “liderança” foi incluída na pesquisa), o perfil dos escolhidos vem mudando aos poucos. Pelos rankings passaram gestores, ex-gestores, pais, mães, ícones do esporte, além de empresários e políticos.

Na composição do ranking de líderes mundiais deste ano, os jovens apontaram dois nomes que não são políticos nem empresários: Papa Francisco e Joaquim Barbosa, e ambos foram escolhidos por suas características pessoais, como humildade, disciplina e determinação, pelas causas pelas quais lutam e pela paixão pelo que fazem.

Ranking nacional
No ranking dos líderes brasileiros de 2013, estrearam quatro nomes: Joaquim Barbosa, Jorge Paulo Lemann, Graça Foster e Flavio Augusto da Silva. O ranking dos líderes brasileiros do 1º ao 10º lugar é o seguinte: Eike Batista, Roberto Justus, Dilma Rousseff, Joaquim Barbosa, Lula, Silvio Santos, Jorge Paulo Lemann, Bernardinho, Graça Foster e Flávio Augusto da Silva.

Barbosa foi apontado pelos jovens em razão de sua exposição na mídia devido à importância de seu papel no julgamento do mensalão. 

Jorge Paulo Lemann e Flavio Augusto Silva foram citados pelo empreendedorismo e capacidade de inovar. Lemann era um esportista altamente competitivo, encontrou os parceiros certos e hoje é empresário e investidor de renome internacional.  Flávio Augusto montou a rede de escolas de inglês Wise Up para poder casar-se com a namorada. No início deste ano, tornou-se acionista do Grupo Abril Educação, que adquiriu a empresa e sua rede de franquias.

Graça Foster, presidente da Petrobras, percorreu uma longa carreira na estatal. Nela, os jovens destacam características pessoais como determinação e disciplina, apontados por 25% dos jovens que a escolheram.

54% dos jovens não admiram líder
A quantidade de respondentes que admiram um líder vem aos poucos diminuindo. Em 2013,  54% dos jovens disseram não admirar nenhum líder, 6% a mais que no ano passado. O índice aumenta quanto menor é a idade: 57% para jovens entre 17 e 20 anos, 53% para jovens com idade entre 21 e 24 anos, e 50% para idade entre 25 e 26 anos.

A exigência do jovem em relação ao gestor é alta: ele precisa conhecer profundamente cada colaborador, ajudar seus liderados na execução das tarefas do dia a dia e na orientação da sua carreira. Ou seja, um bom líder é aquele que tem capacidade de gerir pessoas e deixá-las fazer as coisas com liberdade, confiança e espaço para inovar e criar. É fundamental que tenha também boa comunicação, seja transparente e dê feedbacks constantes, para que o jovem saiba se está no caminho certo. Importante dizer que ser chefe é diferente de ser amigo, pois valoriza muito a meritocracia.

O jovem respeita um líder que explica o porquê de cada atividade, pois seu trabalho precisa ter um significado, um propósito. É isso que o motiva a fazer parte da equipe.

 

Fonte: G1, 24 de Agosto de 2013


.

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br