Imprimir PDF

Centrais sindicais protestam contra terceirizações

As principais centrais sindicais do Paraná fazem hoje uma manifestação contra o projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização no mercado de trabalho. O ato ocorre de manhã em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP), no centro de Curitiba. Além da capital paranaense serão realizadas mobilizações contra as terceirizações em várias cidades brasileiras, como São Paulo e Brasília. 

Além da Força, em Curitiba, participam do ato a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Nova Central Sindical (NCST), a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e a CGT (Comando Geral dos Trabalhadores). 

Para o presidente da Força Sindical do Paraná, Nelson Silva de Souza, o projeto de lei pode precarizar a qualidade do trabalho, dos salários e os benefícios dos trabalhadores. A terceirização já foi um dos motivos do protesto que as centrais fizeram na Praça Rui Barbosa em Curitiba no dia 11 de julho. 

Segundo Souza, os trabalhadores já conseguiram vários benefícios como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale-alimentação e vale-transporte, que podem ser prejudicados com a terceirização. "Com a aprovação do projeto, o salário de ingresso dos trabalhadores na empresa pode ser menor", destacou. 

O projeto 4330, que está em tramitação no Congresso Nacional e de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), possibilita que as empresas terceirizem a mão de obra das atividades consideradas como fim, que são as que constituem o objetivo para o qual a empresa foi criada.

 

 

Fonte: Folha de Londrina, 06 de agosto de 2013


FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br