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Crescem reclamações sobre móveis planejados

Aumentou em 21% a entrega de imóveis prontos para comercialização, no Paraná, na comparação entre o 1º semestre desse ano e o mesmo período de 2012. Nos seis primeiros meses do ano passado foram entregues 9.931 unidades contra 11.984 até junho de 2013. Os dados são do Sindicato da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon). As lojas de móveis planejados também pegaram carona nesse movimento de mercado e querem faturar. Com o crescimento na venda de imóveis, além dos vícios que os consumidores já encontram no próprio imóvel, cresceu também em 30% as reclamações em 2013 sobre a péssima qualidade dos móveis planejados vendidos por muitas empresas. O alerta é do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec). O presidente do instituto,  José Geraldo Tardin, alerta que pesquisar preço e qualidade é sempre o primeiro passo, mas não é o único cuidado a ser tomado na hora da compra de móveis planejados para sua casa ou apartamento.


 Segundo ele, é comum que empresas fabricantes de maior porte com nomes conhecidos firmem parcerias com pequenas lojas, representantes comerciais ou instaladoras locais. Estas empresas embora usando o nome do grande fabricante para atrair consumidores, normalmente não têm estrutura para atender corretamente o consumidor, firmam compromissos que não irão cumprir, fazem projetos com medidas incorretas, atrasam a instalação, geram insatisfação aos seus consumidores e muitas vezes acabam no Judiciário em ações morosas, dispendiosas e que só aumentam a frustração na relação de consumo.


 “Estes detalhes todos fazem ampla diferença na qualidade dos produtos, na formação do preço e no prazo de execução, bem como na viabilidade da instalação, na durabilidade do produto e na adequação do mesmo aos padrões de colchões, toalhas de mesa e as medidas do imóvel disponíveis”, informa Tardin.


Tardin destaca que “o fato comum nas reclamações é que o procedimento padrão das empresas é fazer a venda e mostrar um projeto artístico dos móveis, sem as medidas explicitadas em todos as suas minúcias e sem uma especificação também de espessura dos tampos de armários e mesas, do tipo de montagem (se parede de gesso ou concreto), da qualidade ou marca dos puxadores, trincos, maçanetas, dobradiças, da necessidade de outras peças por parte dos consumidores, como ferragens ou obras de alvenaria, sem especificar o padrão de colchões ou tamanho de mesas, enfim, sem detalhes que as fabricantes e vendedoras conhecem e que o consumidor não tem como precisar ou se lembrar na hora da compra.”


Dicas para evitar problemas


Faça uma pesquisa de preço e qualidade do produto, pedindo referência de outros consumidores da empresa a ser contratada;
Fleve em consideração o espaço disponível para definir a peça, peça orçamento detalhado nos mínimos itens, especificando tudo como tamanho, espessura, qualidades dos materiais, cor, textura, dobradiças, puxadores, marca dos trincos e fechaduras, ferragens, parafusos, enfim, tudo para que o móvel fique adequado;
Fconsulte o PROCON para saber se não existe reclamação contra a empresa escolhida e se houver já corte ela da sua lista de fornecedores;
é aconselhável comprar em lojas indicado por amigos;

exija sempre o recibo dos pagamentos feitos e a nota fiscal do produto;

Fnão aceite que conste somente O CÓDIGO DO PRODUTO, exija a identificação discriminada da peça com detalhamento de toda ela;

discrimine na nota fiscal a data de entrega, considerando esta como a entrega definitiva dos móveis montados;
Fnão é aconselhável comprar a peça que está em exposição. Se essa peça for adquirida, solicite para que os eventuais defeitos sejam discriminados na nota fiscal de compra;

se a peça em exposição for usada como argumento de venda, tire fotos de todos os detalhes dela como espessura, textura, cor, acabamento, trincos, fechaduras e e dobradiças, pois isto pode ser um meio de prova para eventuais problemas;

fique atento a montagem do móvel. Se o produto for montado pelo próprio consumidor, este deve ser acompanhado do manual de instrução em português, como todos os detalhes técnicos e passos de montagem;

solicite o manual de garantia ou que seja discriminado na nota fiscal;

lembre-se de que a compra for no cartão de crédito não poderá haver diferença de valores cobrados em outras condições;

quando a entrega for em domicilio, informe-se se o frete é incluso;

tenha cautela no recebimento da peça, estando em desacordo com o que foi combinado, recuse o recebimento e anote no verso do documento o motivo da recusa. Guarde uma cópia .

quando a montagem do móvel é de responsabilidade da empresa vendedora, especifique no contrato quantos dias eles tem para fazer a entrega e também a montagem, bem como se possível já estipulando multa para o caso de descumprimento.

evite pagamento antecipado e vincule a última parcela à entrega dos móveis devidamente montados e na condição especificada no contrato.

exija o projeto final, com as medidas e especificações, antes da liberação de qualquer pagamento;

exija sempre um contrato escrito, com todo os detalhes da compra, prazo de entrega, prazo de montagem, forma de pagamento, garantia e tudo mais que for combinado e ofertado pelo vendedor, inclusive brindes.

se o pagamento for dividido em cheques, os cheques a vencer, coloque nominal à empresa e no verso especifique que se trata de compra parcelada e vinculada ao cumprimento do contrato de venda do móvel.

acompanhe o montador na entrega, tire fotos do lugar de montagem antes e depois do serviço de montagem ser executado. Os danos causados às paredes, bem como manchas no piso, em outros móveis, em vidros ou na própria parede durante a instalação, devem ser reparados por conta e risco da empresa montadora.

 

Fonte: Bem Paraná, 24 de julho de 2013

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