Imprimir PDF

Projeto que estimula contratação de mulheres na construção civil avança no Senado

O PLS (Projeto de Lei do Senado) 323/2012, que visa estimular a contratação de mulheres na construção civil, foi aprovado nesta quinta-feira (4/7) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.


O texto foi apresentado em agosto do ano passado pelo senador Gim (PTB-DF). A relatora da matéria foi a senadora Ângela Portela (PT-RR), que alterou a redação para aumentar o percentual mínimo – que no texto de Gim era de 8% – para os 12% aprovados na CDH.A proposta, que altera a Lei de Licitações para exigir que obras e serviços contratados pelo governo tenham um percentual mínimo de 12% de mão de obra feminina, será agora analisada na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), em decisão terminativa.


O projeto também determina que um dos critérios de desempate nas licitações será a preferência por empresas em que mais de 30% dos empregados sejam mulheres. Esse item também foi alterado por Ângela Portela (no texto original, esse percentual era de 20%).


Ao justificar esses aumentos, a senadora citou estatísticas em que as mulheres aparecem como 13,68% da mão de obra na construção civil e também ressaltou que, no mercado de trabalho em geral, as mulheres responderiam por mais de 40% dos empregos formais. Além disso, ela afirma em seu relatório que a construção civil é um "setor historicamente resistente ao ingresso da mão de obra feminina".

Fonte:  Agência Senado



FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br