Imprimir PDF

Jovens discutem emprego e educação no Mercosul

Problema comuns aos jovens dos países que integram o Mercosul como o desemprego, a falta de educação de qualidade e de capacitação profissional são temas de discussão na 9ª Reunião Especializada de Juventude no Mercosul, que começou hoje (2) e vai até amanhã (3).


A mobilização dos jovens é para produzir diretrizes e sugestões para enfrentar esses desafios e que serão encaminhadas aos governantes dos países do Mercosul, que se reúnem em Brasília na próxima sexta-feira (7), na Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul.


A atenção à juventude rural é outro tema que vem ocupando cada vez mais espaço nas discussões, segundo a secretária nacional de juventude, Severine Macedo. “Juventude rural é um tema forte de consenso dessa agenda. Temos um cenário em todo o Mercosul de êxodo rural da juventude e temos uma aposta na agricultura familiar para garantir a soberania alimentar de nossos povos. Então, se não houver um investimento para que os jovens permaneçam no campo, tende a diminuir muito a agricultura familiar”, explicou.


Entres os participantes da reunião estão representantes do Brasil, da Argentina, do Uruguai e da Venezuela, e também dos países associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.


Além das pautas específicas, os jovens querem colocar em debate estratégias para que a integração do Mercosul extrapole o foco econômico e político e ocorra a efetiva integração social e cultural entre os povos do bloco.


“Precisamos chamar a atenção para a proposta de que o Mercosul não é apenas para juntar os países para vender e comprar, mas que se pense também em integrar os povos e a juventude”, disse o representante do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Ademivaldo Teles.


A argentina Laura Braiza, da Organização Ibero-Americana de Juventude, também destaca o tema da inclusão social. “A juventude sul-americana deve se unir para que o Mercosul caminhe em direção a construção de democracias com maior inclusão social. Precisamos somar projetos de integração pensando temas da juventude”, disse.


A Reunião Especializada de Juventude no Mercosul é um órgão consultor do Mercosul que reúne autoridades de governo na área de juventude e é aberta também à participação de organizações da sociedade civil. Com periodicidade semestral, busca fortalecer as políticas juvenis nos países que compõem o bloco.


 

Fonte: Agência Brasil, 03 de dezembro de 2012

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br