Imprimir PDF

Eleições 2012: Jovem, com dinheiro e histórico político

Essas foram as principais características dos eleitos neste ano, de acordo com pesquisa da UFPR


Uma pesquisa feita por três cientistas políticos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) mostrou que o sucesso eleitoral é mais frequente quando o candidato é homem com menos de 47 anos e quando tem uma carreira política consolidada – principalmente se estiver concorrendo à reeleição. Um partido que construiu uma boa coligação, também é fundamental, bem como conseguir um bom montante de dinheiro para a campanha.

Esse perfil dos eleitos é resultado de um levantamento de dados do pleito para prefeito deste ano em 5.567 municípios. Os professores Adriano Codato, Emerson Cervi e Renato Perissinotto reuniram dados dos registros dos 15.130 candidatos que disputaram esta campanha. Os pesquisadores então identificaram características que mais afetaram as chances de sucesso eleitoral dos candidatos a prefeito no último pleito.

263% é o porcentual adicional de possibilidade de vitória eleitoral dos candidatos que buscaram a reeleição em 2012 em relação aos demais. Essa é a principal variável em prol dos eleitos. Outros fatores favoráveis são: um generoso caixa de campanha (39%) e ter uma boa coligação (142%).

As variáveis políticas –ser candidato à reeleição, fazer parte de uma coligação partidária e estar na disputa em um partido com alto desempenho – foram os principais motivos para a conquista do mandato em 2012. Ser pessoalmente rico não interferiu no resultado, diferentemente de ter disponibilidade de recursos nas campanhas. Quanto maior a receita do candidato, mais possibilidade ele teve de ser eleito. “No caso do patrimônio, as chances caem porque o número de candidatos com patrimônio alto é muito inferior – 15% do total – ao dos de patrimônio baixo”, explica Cervi.

As características sociais tiveram menor poder explicativo na eleição deste ano. Mulheres e candidatos mais velhos, independente do sexo, tiveram menor sucesso eleitoral. As mulheres se elegem menos que os homens – até por participarem em menor número como candidatas a prefeita. Em 2012, elas representaram 12,8% do total de inscritos nas eleições.

Pelos resultados, ser candidato à reeleição aumentou em 263% a possibilidade de ser escolhido, nesta eleição. Estar em um partido com uma boa coligação aumentou em 142,9% essa possibilidade. As receitas, ou seja, o dinheiro utilizado para custear a empreitada conta muito, mas vem abaixo das outras duas características. Estar em uma campanha rica aumentou em 39% as chances. Ter idade acima de 47 anos diminui as possibilidades em 28%.

Comparação

Os cientistas políticos dizem que, por não terem realizado um levantamento parecido em eleições anteriores, não é possível dizer que esse perfil de eleitos se manteve, ou foi modificado, mas entendem que as regras da política brasileira geram uma profissionalização dos concorrentes, o que pode gerar perfis parecidos. “A institucionalização das regras e dos aparelhos políticos da democracia representativa – partidos, parlamentos – aliada a um ciclo longo e regular de eleições tende a impor exigências que só podem ser atendidas por aqueles que já se ocupam profissionalmente da política, e não por candidatos eventuais, por mais bens de fortuna que possuam, por maior que seja seu status social ou por mais vistosas que sejam suas qualificações escolares”, diz Codato.

Essa lógica, explica ele, favorece o sucesso e a permanência daqueles que já desempenharam atividades prévias em burocracias públicas, cargos eletivos ou nas máquinas dos partidos políticos. “Ou seja, se tornar político no Brasil é cada vez mais difícil, já que há um campo profissional que exige e produz um tipo de profissional especializado.”

Fonte: Gazeta do Povo, 25 de novembro de 2012 


 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br